Novembro inicia com o planejamento de atividades em comemoração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

0
926

No mês de novembro o dia 20 foi instituído como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Em alusão à morte do líder dos Quilombos dos Palmares, a data foi oficializada pela Lei n° 12.519, de 10 de novembro de 2011. A comunidade dos Palmares está localizada na região Nordeste do Brasil, abrangendo os estados de Pernambuco e Alagoas e é um ícone representativo dos povos escravizados.


Nesse sentido, diversas ações serão conduzidas no município envolvendo as Secretarias Municipais de Educação, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Agrário e Desenvolvimento Social e Trabalho. Para o dia 22 de novembro, as secretarias estão planejando uma culminância que visa homenagear e salientar o dia da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil.


A reunião intersetorial aconteceu na manhã desta terça-feira (01) no anexo da Secretaria de Educação. Os representantes de cada secretaria estruturaram ideias que otimizarão as comemorações sobre a consciência negra. O município tem cinco escolas e três anexos inseridos nas comunidades quilombolas e estas escolas serão convidadas a participar também do encontro no anfiteatro.


Conforme a responsável pelas Etnias, Meire Maciel, “essas atividades abordam a importância dos direitos conquistados pelos quilombolas e afins e daqueles que ainda necessitam de um olhar mais atento. Essa luta por direitos que os afro-brasileiros reivindicam faz parte da nossa história.”

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui