A equipe do Serviço de Orientação Psicológica e Serviço de Assistência Social promove ações do Setembro Amarelo.

0
817

O mês de setembro é direcionado às discussões acerca da prevenção e combate ao suicídio. Por isso, ações voltadas ao Setembro Amarelo têm sido desenvolvidas desde o ano de 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM.


No país são organizadas oficinas, palestras com especialistas, reunião com famílias, crianças e adolescentes. No mês de setembro, o dia 10 foi escolhido como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Para o ano de 2022, a iniciativa tem como lema “A vida é a melhor escolha!”


Nesse sentido, a equipe do Serviço de Orientação Psicológica (SOP) e Serviço de Assistência Social (SAS) da Secretaria Municipal de Educação estão realizando, ao longo do mês, ações voltadas para o debate sobre as temáticas do Setembro Amarelo.


Na manhã desta segunda-feira, dia 12 de setembro, a escola Alice Moreira de Oliveira recebeu os membros do SOP/SAS o Dr. Rômulo Araújo, a Dra. Fabíola Ximenes, o professor Edmilson Monteiro e a assistente social Cristina Rodrigues. Faz parte ainda do SOP/SAS o também assistente social Kennet Campos.


O objetivo foi reunir pais, responsáveis, professores, gestores, funcionários e estudantes para um momento de reflexão sobre as possíveis causas e consequências voltadas ao suicídio. Na oportunidade, houve um esclarecimento sobre as maneiras mais adequadas das relações interpessoais, sobre os cuidados consigo e com o outro, sobre a construção de uma sociedade mais justa, igualitária, de respeito às diferenças e a promoção da cultura de paz.


A equipe elaborou uma agenda que fará, em outros momentos a visita a outras instituições, encontros virtuais e presenciais, rodas de escuta com as crianças, adolescentes e responsáveis na intenção de mobilizar toda a sociedade em torno da prevenção e combate às atitudes suicidas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui