Ações voltadas à saúde das crianças e adolescentes são planejadas pela Secretaria de Educação em parceria com a Universidade Estadual do Ceará.

0
30

Na manhã desta terça-feira, 10 de maio, a Prof.ª Dr.ª Ivelise Regina Canito Brasil, diretora do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e o Prof. Dr. Vicente Thiago Freire Brazil visitaram a Secretaria de Educação de Caucaia para planejar atividades voltadas à saúde das crianças e adolescentes, matriculados na rede educacional. O encontro objetivou, além da reunião com membros do Núcleo de Ações Estratégicas (NAE), uma visita ao equipamento que receberá ações de prevenção das deficiências oftalmológicas e outras doenças que demandam a atuação de equipe médica especializada.
A parceria entre SME e UECE prevê oferta de palestras formativas aos docentes, preparação do gabinete oftalmológico itinerante, implantação das ações com os bolsistas da UECE, ações de parceria com a comunidade escolar. Prevendo a implementação de um projeto inicial com escolas da Sede, as crianças com déficit de atenção farão a avaliação e triagem para o atendimento com médicos especialistas. Como destaca a Prof.ª Dr.ª Ivelise Brasil “É preciso preparar os professores para essas ações. Muitas crianças não aprendem, muitas vezes, por terem algum problema relacionado à deficiência visual. Como esses docentes convivem e observam os comportamentos das crianças e estudantes no cotidiano, eles podem auxiliar e indicar quais delas necessitam de atendimento com prioridade para a consulta oftalmológica”.

Conforme o Secretário de Educação, Sergio Kobayashi “A parceria será firmada em breve, trazendo muitos benefícios às famílias das crianças e estudantes de Caucaia, incluindo a indicação de óculos e consultas mais abrangentes, com outros especialistas da área da medicina.”

É importante destacar que ações como essas reduzirão o índice de estudantes que necessitam de assistência oftalmológica, levando às escolas serviços essenciais para a aprendizagem deles.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui