ASSISTENTES DE ALFABETIZAÇÃO PARTICIPAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA

0
24

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Diretoria de Ensino Fundamental/Diretoria de Formação Continuada realizou, no período de 25/04 e 26/04, a terceira Formação de Polo dos (das) Assistentes do ciclo de alfabetização da Rede Municipal de Ensino de Caucaia.

Durante os dois dias, os cursistas, juntamente com os(as) formadores (as), debateram e refletiram sobre a Construção do Sistema de Escrita alfabético (SEA) com ênfase na análise fonológica. Nosso intuito é reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala, no qual buscamos compreender a importância do desenvolvimento da habilidade de Consciência Fonológica para as crianças no processo de alfabetização, elaborando estratégias para a aprendizagem de leitura e escrita do estudante.

No percurso formativo, os (as) formadores (as) apresentaram as habilidades da Consciência Fonológica em consonância com o currículo (OCPMC) do ciclo de alfabetização. Em seguida, foram promovidas outras estratégias que visam estimular a Consciência Fonológica através de jogos educativos, tais como: batalha das palavras, caça rimas, bingo dos sons iniciais e descubra o invasor.

Foram dias de muitas trocas de experiências que favoreceram o ensino significativo das aprendizagens relacionadas ao processo de leitura e escrita que irão contribuir na ação colaborativa entre professores(as) e assistentes de alfabetização.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui