Aula inaugural do Projeto #próximospassos reuniu mais de 800 estudantes.

0
778


Ao sair dos anos finais do Ensino Fundamental, os estudantes necessitam do ingresso na última etapa da Educação Básica do país: o Ensino Médio. Nesse sentido, para as famílias e os educandos, o 9° ano representa uma porta de saída das escolas municipais de Caucaia e a entrada na primeira série das escolas estaduais e federais que ofertam essa etapa posterior dos estudos.


Reconhecendo a importância da continuidade dos estudos e a aprovação nos principais órgãos do município, dentre eles o Instituto Federal do Ceará (IFCE), a Secretaria Municipal de Educação (SME) lançou no último sábado, dia 06 de agosto, na escola Nair Guerra Magalhães, o Programa #PróximosPassos.


Estiveram presentes o prefeito Vitor Valim, o secretário de Educação Sergio Kobayashi, a secretária executiva pedagógica, Débora Teixeira, a equipe de técnicos da SME, professores e os estudantes matriculados no projeto.


O projeto #próximospassos é um curso online gratuito voltado para 800 estudantes do 9° ano. O curso tem a duração de seis meses e acontecerá de forma híbrida, com aulas online no contra turno, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) disponibilizado pela Plataforma Inteligente, além de aulas nos formatos síncronos e assíncronos e aulões presenciais.


As aulas e interações com os professores, no turno oposto aos das aulas convencionais, proporcionam aos estudantes uma maior chance de se prepararem adequadamente para concorrer a uma das vagas dos cursos técnicos oferecidos pelo IFCE/Caucaia e outras instituições. Para apoiar essas atividades, todos os professores receberam notebooks para apoiar o processo de ensino e aprendizagem.

Para os estudantes, houve o sorteio de três notebooks. Os esquipamentos auxiliarão nos momentos de estudo e contribuirão para a ampliação dos conhecimentos sobre cada matéria do currículo escolar. O protagonismo juvenil tem sido ampliado por meio da participação dos estudantes em projetos dessa natureza. Inserir os jovens na cultura digital e prepará-lo para a continuidade nos estudos faz toda a diferença no cenário de retorno às atividades escolares e no âmbito social em que estamos inseridos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui