Caucaia inaugura polo da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

0
70

O município de Caucaia inaugurou, na tarde de hoje, dia 19 de maio, o polo da Universidade Federal do Cariri (UFCA). A UFCA já se instalou em quatro cidades: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Brejo Santo, localizados na região do Cariri, no sul do Ceará. Caucaia recebe, portanto, mais um polo, localizado na Avenida Central, 1452, Tabuba, Caucaia. Com o investimento de R$ 1,6 milhão em recursos de emenda parlamentar do deputado federal Idilvan Alencar, a UFCA irá expandir a sua atuação, além de Caucaia, para outros 11 municípios: Assaré, Icó, Iguatu, Itapipoca, Maracanaú, Maranguape, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Senador Pompeu.
Com a pandemia de Covid-19, a busca por cursos na modalidade Educação a Distância (EaD) aumentou consideravelmente. Nesta ação, a UFCA irá ofertar, pela primeira vez, cursos nessa modalidade, ampliando as oportunidades de acesso ao ensino superior de estudantes de todo o Ceará. Ao todo, serão 600 novas vagas, sendo 400 vagas para cursos superiores tecnológicos e 200 vagas para cursos de especialização.
O polo de Caucaia receberá 40 vagas, distribuídas em dois cursos de nível superior:
Análise e Desenvolvimento de Sistemas- 20 vagas
Design de Mídias Digitais- 20 vagas.
A formação será realizada em quatro semestres, com o total de dois anos. O ingresso dos estudantes será por meio do Sistema de Seleção Unificada – SISU, utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM de 2021.
Na cerimônia, o prefeito Vitor Valim destacou a importância de implementar esse modelo de curso tecnológico na modalidade EAD e a necessidade de ampliar tanto a oferta de vagas, bem como oferecer graduação em outras áreas. O Reitor da UFCA, Ricardo Luiz Lange Ness, enfatizou a necessidade de expansão dessa proposta formativa e que Caucaia terá apoio logístico e operacional para desenvolver as atividades da UFCA.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui