Caucaia, 21 de Abril de 2021

Caucaia terá pela primeira vez proposta curricular unificada para escolas municipais

O ano letivo de 2020 será o início de um novo momento para a rede municipal de ensino de Caucaia. Todas as 187 unidades educacionais geridas pela Prefeitura implementarão pela primeira vez na história da cidade uma proposta curricular unificada.

A medida foi encaminhada nesta quarta-feira (11/12) para apreciação do Conselho Municipal de Educação. “O que vai ser trabalhado no Garrote vai ser trabalhado também na Jurema, na Sede e nas demais regiões. Todas as escolas vão ter a mesma proposta, diferente de como foi feito até hoje, com cada uma utilizando uma metodologia própria”, explica a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, professora Camila Bezerra.

A proposta segue determinação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é dividida em três eixos: Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais (do primeiro ao quinto ano) e Ensino Fundamental Anos Finais (do sexto ao nono ano).

O documento foi elaborado por professores caucaienses, divididos em comissões temáticas por área de conhecimento e região de atuação. “Foi um trabalho a várias mãos, que atravessou todo o ano de 2019 e contempla também as populações quilombola, do campo e indígena. Caucaia tem várias realidades. Cada área vai ter suas peculiaridades respeitadas”, acrescenta Camila Bezerra.

Conforme a secretária, os cursos de formação continuada dos professores que a Prefeitura oferece também obedecerão às diretrizes da proposta curricular unificada. “Vão melhorar as orientações, as intervenções nas escolas… É bom deixar claro que a proposta é única, mas o modo como o conteúdo vai ser aplicado em sala depende de cada região, de cada professor, de cada realidade…”, finaliza.

O lançamento oficial da proposta curricular unificada de Caucaia será feito pelo prefeito Naumi Amorim no próximo dia 19 de dezembro, em evento na praça da Igreja Matriz, no Centro do município.

Fonte: http://www.caucaia.ce.gov.br/