Caucaia, 21 de Outubro de 2021

SMECT, em parceria com a CREDE 1, divulga o Programa de Formação Continuada.

A SMECT, POR INTERMÉDIO DO CENTRO DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO – CENFA, EM PARCERIA COM A CREDE 1, DIVULGA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES – ITINERÁRIO FORMATIVO: COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA A DOCÊNCIA

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, por intermédio do Centro de formação e avaliação – CENFA, em parceria com a CREDE 1, divulga a realização da ação formativa para os professores dos ANOS FINAIS, preferencialmente para os professores dos Componentes Curriculares de História, Geografia, Inglês, Arte, Ensino Religioso e Arte.

A realização da ação formativa é elaborada pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), por meio da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED) em parceria com a CREDE 01 e com a Secretaria de Educação Ciências e Tecnologia (SMECT).

O programa Itinerário Formativo: COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA DOCÊNCIA faz parte do Programa de Formação Continuada de Professores e tem como finalidade o desenvolvimento das competências digitais para a docência, na perspectiva de promover um espaço formativo aberto para troca de experiências de formação e desenvolvimento de práticas, utilizando as tecnologias digitais, de modo a ir além dos saberes e competências funcionais, integrando as tecnologias ao seu contexto, como agente crítico e reflexivo da docência.

A ação formativa é composta por 03 (três) cursos com 40 h/a, personalizados por níveis e intercalados por webinars de 4 h/a cada e o Seminário de Socialização de Práticas Didáticas e Metodológicas 14 h/a, totalizando 150 h/a. Os cursos buscam desenvolver competências digitais para a docência e apresentam três sequências didáticas: Introdução, Apropriação e Intervenção.

O curso será ofertado na modalidade de Educação à Distância – EaD, com carga horária de 150 h/a., por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Avaced) – http://avaced.seduc.ce.gov.br/

 

I – DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA PARTICIPAR DA FORMAÇÃO
1.1 – Ser professor (a) da rede pública municipal de Caucaia;
1.2 – Ser professor (a) regente das turmas do Ensino Fundamental – Anos Finais;
1.3 – Dedicar-se semanalmente ao curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Avaced/Seduc).

 

II – DAS INSCRIÇÕES
2.1 – Através do formulário Google forms disponibilizado pela SMECT – Link para inscrição: clique aqui.
2.2 – Fica a cargo da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED) a inscrição e a enturmação dos professores selecionados pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SMECT);
2.3 – Os (as) professores que não tiverem cadastro devem registrar-se na plataforma: https://sic.ced.ce.gov.br/home/cadastro/
2.4 – As inscrições junto a SMECT acontecerão do dia 12 de março até a 23h59 do dia 14 de março de 2021, não sendo aceitos inscrições após este prazo.
2.5 – Foi elaborado um tutorial para o(a) professor(a) realizar seu cadastro junto ao SIC, no seguinte link:
https://drive.google.com/file/d/1bQjNWoLlwS2bbxHjIr6S5cz2Em3pdFqN/view?usp=sharing

Obs.: Ao realizar o cadastro, na aba INSTITUIÇÃO, favor indicar OUTROS. Essa informação não saiu no vídeo.

 

III – DA FORMAÇÃO EM SERVIÇO E DO PAPEL DO (A) PROFESSOR (A) CURSISTA PARA A CERTIFICAÇÃO

3.1 – Os conteúdos dos cursos que compõem os Itinerários Formativos serão disponibilizados no Avaced, onde estarão dispostos os aspectos teóricos e as atividades on-line, contemplando fóruns, atividades no Google Classroom, portfólios, dentre outros métodos de participação/avaliação;
3.2 – Realizar, de modo satisfatório, todas as atividades propostas nas ementas dos cursos e orientadas pelo (a) tutor (a);
3.3 – Obter média aritmética igual ou superior a 7,0 (sete) nas atividades avaliativas dos cursos.
3.4 – Para obter o certificado, o (a) cursista deverá acessar o Sistema de Inscrição e Certificação (SIC), por meio do endereço: https://sic.ced.ce.gov.br.