Caucaia, 13 de Novembro de 2019

Formação continuada para professores é realizada no Cenfa

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SME) retomou nesta terça-feira (6/8), no Centro de Formação e Avaliação Teresinha Costa Lima (Cenfa), na Tabuba, seu calendário de formações continuadas para os professores da rede pública de ensino do município de Caucaia. Hoje a formação abrangeu os professores de matemática do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das regiões Sede, Praia e Jurema.

No primeiro momento, os professores debateram sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), composto por três avaliações externas que são aplicadas em larga escala e têm como principal objetivo diagnosticar a educação em todo o país em suas diversas esferas. 

O resultado dessas avaliações é usado para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para todas as escolas. Por meio desse indicador, cada escola pode formular – ou reformular – seu Projeto Político Pedagógico (PPP), visando a melhoria da qualidade, equidade e eficiência do ensino.

Na formação, os professores também participaram de dinâmicas com o propósito de ensinar a matemática a partir da resolução de problemas e discutiram a importância de auscultar os alunos, tirando-os de uma condição passiva e colocando-os como protagonistas do aprendizado.

“As formações continuadas têm por objetivo manter os professores sempre atualizados, bem informados e motivados, buscando a contínua melhoria dos processos de ensino-aprendizagem, garantindo melhores resultados aos alunos”, afirma a Diretora do Cenfa, Cida Pacobahyba.

Fonte: https://www.caucaia.ce.gov.br