Formação para gestores do ensino fundamental: mais um ciclo formativo é realizado.

0
1469

A Secretaria Municipal de Educação tem priorizado as formações continuadas dos gestores escolares como maneira de garantia de implementação dos conhecimentos e fomento à ampliação de metodologias inovadoras. Em outubro, o ciclo de formação de coordenadores pedagógicos de 2022 foi concluído.

A primeira formação do ano aconteceu no mês de fevereiro desse ano. Assim, os coordenadores compareceram a esse encontro inicial repletos de alegria pela retomada dos encontros formativos presenciais.

Foram muitos desafios impostos pelos quase dois anos de ensino remoto. Contudo, as formações abordaram temáticas sobre a importância da avaliação diagnóstica e da alfabetização na rede municipal de Caucaia. Assim, essas discussões versaram sobre os caminhos para recomposição da aprendizagem de todos os estudantes.Esse tema é primordial para que os estudantes tenham seus direitos de aprendizagem garantidos.

Ao longo dos meses de oferta dos encontros formativos, foram firmadas parcerias com a Educar Pra Valer e com a Editora Aprender. Essas parcerias ampliaram e aprimoraram o fazer pedagógico e fomentaram o uso adequado do material didático nas salas de aula.

Além disso, o papel de liderança do coordenador pedagógico foi discutido, ou seja, esse profissional como articulador das ações no espaço escolar e formador dos professores, viabilizando uma educação transformadora. Para isso, três formações no contexto da escola foram desenvolvidas pela SME, possibilitando que o coordenador realizasse, juntamente com os docentes, a análise dos resultados obtidos nas avaliações e o desenvolvimento de diversas estratégias em prol da melhoria da proficiência dos nossos estudantes.

Com a certeza de que todos os profissionais do município estiveram e continuam empenhados em propiciar um serviço de educação transformadora, Caucaia avança, cada vez, mais como uma rede de educação que oferece educação de qualidade para todos. Assim, gestores, professores e técnicos estiveram presentes em cada ação desenvolvida pela Secretaria de Educação.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui