Povos Indígenas realizam a XXI Festa da Carnaúba, a XX Feira Cultural e os XIX Jogos Indígenas do Povo Tapeba.

0
2413

Caucaia é uma cidade que tem como formação da população e sua origem os povos indígenas. Para atender a esse multiculturalismo, e em comemoração às memórias e à continuação desses valores entre as gerações, entre os dias 18 a 20 de outubro foi realizada a XXI Festa da Carnaúba, a XX Feira Cultural e os XIX Jogos Indígenas do Povo Tapeba.

Realizar o intercâmbio de culturas é uma missão que se concretiza com atividades de planejamento, desenvolvimento e avaliação das práticas que envolvem os povos originários. Nos dias de evento houve a apresentação cultural das escolas indígenas Marcelino Alves de Mato, Tapeba do Capuan, Tapeba do Trilho, Tapeba Capoeira Narciso Ferreira Matos, Vila dos Cacos e Maria Silva, Amélia Domingos, Conrado Teixeira, Aba Tapeba, Anama Tapeba, dentre outras.

Nos jogos indígenas diversas modalidades são disputadas, dentre elas: duathlon, resistência de fôlego, arco e flecha e arremesso de lança. No evento ocorreu também vendas de materiais fabricados pelos indígenas e a confecção desses artigos na oficina de artesanato. Na ocasião, os presentes realizaram ainda o ritual sagrado Tapeba, ritual de purificação e casamento.

O Brasil é diverso em suas manifestações e a Secretaria Municipal de Educação de Caucaia tem dedicado esforços para o cumprimento das agendas voltadas para a socialização da cultura indígena.

Pertencente à gestão municipal são sete escolas indígenas, das quais atendem 2187 estudantes no total. Portanto, ressaltar a cultura indígena no município de Caucaia por meio desses eventos envolve mais que o cumprimento de um calendário com atividades diferenciadas. É o respeito àqueles que detêm a tradição e a força de uma nação inteira.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui