Fundação Vanzolini realiza Seminário de Apresentação do Planejamento Estratégico.

0
576

Nos dias 2 e 3 de maio, os representantes da Fundação Vanzolini se reuniram no Centro de Formação e Avaliação Terezinha Costa Lima para a realização do Seminário de Apresentação do Planejamento Estratégico do referido espaço. Estiveram na reunião técnicos de todos os setores da Secretaria Municipal de Educação(SME), como transporte, pedagógico, alimentação, Núcleo de Ações Estratégicas, membros dos Conselhos Municipais de Educação e do FUNDEB, Diretores, Coordenadores Escolares, além de representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (SINDSEP).

O encontro foi organizado para apresentar aos participantes as atividades já realizadas pela Fundação Vanzolini no município, como o mapeamento em plantas baixas das unidades escolares, o georreferenciamento das escolas por regiões, monitoramento de matrículas na rede municipal, a elaboração de atividades extra curriculares, implementação de programas de uso de ferramentas e aprimoramento tecnológicos, acompanhamento da criação de metodologias para escolas de tempo integral, as ações de melhoria nos espaços físicos, criação da plataforma para cadastro digital dos servidores da SME, do acompanhamento das formações continuadas de gestores, professores e técnicos, a formulação da política de meritocracia para os servidores, dentre outras ações.

Dentre os destaques da exposição esteve a recomendação para que o CEMFA assuma papel estratégico no desenvolvimento da educação de Caucaia, concentrando as atividades de formação e avaliação. A ideia é que, além dos componentes curriculares obrigatórios, sejam contemplados nestas formações temas transversais, como meio ambiente, comunicação e tecnologia. Parte dos cursos contaria com carga horária mínima de 40 horas.

A Fundação Vanzolini, conforme dados oficiais, “é uma organização sem fins lucrativos, criada e gerida pelos professores do departamento de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo (Poli-USP) para melhorar a efetividade do processo de desenvolvimento sustentável do Brasil.” Nesse sentido, a entidade que existe há mais de 5 décadas anos tem como princípio o desenvolvimento, a aplicação e a disseminação de conhecimentos e estudos pautados na resolução de problemas econômicos, ambientais, técnicos e sociais no Brasil e fora do país também.

Os integrantes da Fundação Vanzolini destacaram a importância da parceria com a Secretaria de Educação em cada estudo e formação realizados com objetivo de ampliar a qualidade educacional, agregando pessoas e programas a esse mesmo propósito. Para o secretário de Educação Sergio Kobayashi “a consultoria de uma instituição renomada, dentro e fora do Brasil, possibilita para a educação de Caucaia pensar em novos caminhos, em outras estratégias eficazes, principalmente para melhorar os indicadores de aprendizagem, de permanência e de sucesso escolar dos estudantes. Cada técnico, cada gestor, representantes dos sindicatos e conselheiros participaram desse momento, que foi inédito no município. Foram oportunidades de esclarecer dúvidas e comprovar o trabalho feito pela atual gestão.Isso demonstra a transparência e o compromisso com a população caucaiense.”

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui