Governo do Estado entrega equipamentos tecnológicos às escolas de Caucaia

0
39

O governo do Estado do Ceará entregou, na tarde de hoje, equipamentos como: notebooks, câmeras e tripés. O benefício é oriundo do Programa Pacto pela Aprendizagem, realizado em parceria com os municípios cearenses. Ao todo, Caucaia receberá R$524.800,00 (quinhentos e vinte e quatro mil e oitocentos reais) para serem investidos na inovação tecnológica de 125 (cento e vinte e cinco) escolas municipais de Caucaia, que ofertam a etapa de Ensino Fundamental.

Os equipamentos servirão para apoiar a alfabetização e auxiliar na adaptação do currículo para atender as especificidades dos estudantes não alfabetizados, as práticas pedagógicas, a avaliação diagnóstica e a formação dos professores que atuarão com a proposta.
Além disso, será realizada a contratação de 164 (cento e sessenta e quatro) bolsistas para atuarem com a recomposição da aprendizagem. Esses bolsistas são professores formados em Pedagogia que atuarão com atividades de Língua Portuguesa e Matemática nas escolas. Caucaia também investirá recursos próprios para aquisição de um material específico para esse trabalho.

Pacto pela Aprendizagem Lançado em agosto de 2021, o Pacto pela Aprendizagem tem o objetivo de fortalecer o regime de colaboração entre Estado e os municípios cearenses para promover a recomposição da aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental diante do contexto de pandemia. O Pacto apresenta-se como assistência financeira suplementar para ações e projetos que minimizem os impactos da pandemia na aprendizagem e deve ser executado até 2022.
O recurso do Pacto pode ser investido em equipamentos de tecnologia da informação e comunicação, além de livros paradidáticos e materiais impressos, visando beneficiar professores, estudantes e escolas.

Recomposição da aprendizagem
Compreende um processo emergencial de minimizar os danos causados pela pandemia, levando em consideração não apenas habilidades e conteúdos das séries anteriores, mas também uma proposta de acelerar as aprendizagens.
A recomposição da aprendizagem esboçada para acontecer no município foca na alfabetização e considera a adaptação do currículo para atender as especificidades dos estudantes não alfabetizados, a adaptação do tempo de instrução e das práticas pedagógicas, a avaliação diagnóstica e a formação dos professores que atuarão com a proposta.

Conforme o Secretário Executivo de Educação do estado do Ceará, Márcio Brito
“É o mínimo para criar condições de trabalhos mais adequadas a todos os educadores de Caucaia. São equipamentos que garantirão a modernização e o fortalecimento das escolas. Mas eles sozinhos não farão milagres. É preciso colocar esses recursos a favor da aprendizagem, empoderando os professores e modernizando as escolas.”

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui