Lançamento do Programa Ensina Brasil reuniu educadores de vários estados do país.

0
2067

Na manhã desta segunda-feira(13), foi lançado o Programa Ensina Brasil. A Secretaria de Educação (SME) realizou um estudo, no ano passado, das áreas que mais necessitavam de professores especializados. Com o objetivo de minimizar essa falta de docentes e, também, projetando a melhoria na preparação de profissionais especialistas, a SME firmou um convênio com o referido programa pelos próximos dois anos.

O lançamento ocorreu no Centro Municipal de Formação e Avaliação Terezinha Costa Lima e estiveram presentes autoridades do município de Caucaia, como o Prefeito Vitor Valim, o Secretário de Educação Sergio Kobayashi, a Secretária Executiva Pedagógica, Maricélia Damasceno, a Diretora de Ensino Aparecida Pacobahyba, além dos técnicos da SME.


Os Ensinas, que são os profissionais que atuarão nas unidades escolares, recebem formações de 660 horas, ao longo de dois anos, em três áreas específicas: tutoria pedagógica, encontros de trabalho formativos mensais e a complementação pedagógica para os participantes não licenciados. Assim, eles atuam em dois eixos: um que os direcionam às formações específicas, como dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática e outro mais genérico, como a utilização das metodologias ativas.

Além da tutoria pedagógica e dos encontros de trabalho formativos, o Ensina Brasil disponibiliza, ao longo do programa, para todos os participantes selecionados que não tenham cursado licenciatura, a Formação Pedagógica para graduados. Serão contempladas 12 escolas com o Ensina Brasil, ou seja, duas por cada região. A exemplo dessas instituições, as Escolas 7 de setembro e Afonso de Medeiros, localizadas na Região Jurema e Flávio Portela Marcílio e Maria Dolores de Menezes de Almeida na Região da Sede.

Estiveram à frente das atividades de seleção do Município de Caucaia para receber as ações do Ensina Brasil, a técnica Carla Mathias e a consultora Regina Fernandes. Como coordenadora, a professora Adrianny Ricco Diniz conduzirá as demais etapas. Para Kelly Sena, uma das Ensinas “é desafiador deixar o Distrito Federal, minha cidade, e vir em busca de aprimoramento profissional e de atuar em escolas pertencentes a outro estado. O Ceará é acolhedor e espero me desenvolver como profissional e experienciar novas aprendizagens com os estudantes de Caucaia, uma terra exuberante também por suas belezas naturais”.

Para o prefeito Vitor Valim, essa parceria amplia o compromisso com a gestão atual em oferecer aos estudantes mais possibilidades de aprender, com metodologias ativas e elevar os índices educacionais do município.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui