O Seminário Força de Aceleração apresenta sua X e XI edições aos professores.

0
890

Compreender o conceito de competências socioemocionais envolve o estudo das emoções. Os cuidados com esses fatores emocionais e com os aspectos cognitivos de professores, gestores, funcionários e técnicos que atuam na Secretaria Municipal de Educação tem sido uma das pautas prioritárias nas atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Ações Estratégicas.
Um dos documentos mais importantes do país, que orienta os currículos escolares, ou seja, aquele que indica o que deve ser ensinado e aprendido em todas as etapas da educação básica é a Base Nacional Comum Curricular. Ela sugere que as escolas articulem e planejem o desenvolvimento das competências socioemocionais entre estudantes e docentes. Uma das maneiras de discutir esse tema com os professores de Caucaia foi a elaboração do Seminário Força de Aceleração, que realiza a integração dos profissionais com esse tema.
O Seminário Força de Aceleração está em sua décima primeira edição e se traduz em um momento de discussão do desenvolvimento de aspectos socioemocionais, afetivos e relacionais entre os participantes. O XI encontro do FA ocorreu nesta segunda-feira dia 08 de agosto, no auditório do Centro de Formação Terezinha Costa Lima (CEMFA), sediado na Tabuba. Cerca de oitenta professores que ministram aulas de Geografia e História no município de Caucaia participaram de experiências e dos momentos de reflexão acerca das temáticas relacionadas às competências socioemocionais de professores e a relação com sua prática pedagógica.
Estiveram presentes no encontro, além do secretário de educação Sergio Kobayashi, a secretária executiva pedagógica, Débora Teixeira, o secretário executivo administrativo, Ricardo Morel e o diretor do CEMFA, Eduardo Neto.
O Força de Aceleração faz parte de um conjunto de estratégias planejadas pela Secretaria Municipal de Educação que objetiva não somente discutir temas relacionados à garantia ao acesso, à permanência e à aprendizagem dos educandos, mas também efetivar essa melhoria por meio da valorização de todos os profissionais que atuam direta ou indiretamente com as crianças e adolescentes que fazem parte do sistema público educacional.
Além disso, o FA foi ministrado também, em sua décima edição, na última sexta-feira dia 05 de agosto na escola Osmar Diógenes Pinheiro. Os docentes e gestores da referida instituição puderam compartilhar momentos de reflexão sobre suas práticas pedagógicas e os contextos de relações entre os membros daquela unidade escolar e a aplicabilidade dos conhecimentos em seu cotidiano.
A professora Jorgeana do Nascimento, que atua na rota BR 222, enfatiza sua satisfação em participar desse seminário e diz: “Espero que esses momentos transformem verdadeiramente vários colaboradores da educação, pois a educação é a base de todo ser humano.”

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui