Representante do Serviço Social da Indústria- SESI Ceará apresenta proposta para implantação da Fábrica de Robôs e Cultura Maker nas escolas de Caucaia.

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Na manhã desta quinta-feira, dia 23 de junho, o coordenador de educação do Serviço Social da Indústria – SESI Ceará – Paulo Roberto da Silva apresentou à Secretaria de Educação duas propostas para implementação de programas de inovação tecnológica e educacional a serem implementados nas escolas do município de Caucaia. A primeira delas é um projeto que objetiva trabalhar nas escolas de Caucaia a Cultura Maker e a segunda viabiliza uma Fábrica de Robôs.
O projeto de Cultura Maker é um programa a ser desenvolvido em parceria com as instituições de Ensino Fundamental dos anos finais de Caucaia, ou seja, abrangendo estudantes do 6° ao 9° ano. Essa parceria  estabelece, ainda,  formações para professores no intuito de que estes desenvolvam aulas mais inovadoras e criativas, envolvendo aspectos e recursos tecnológicos, metodologias ativas, além da abordagem pedagógica  STEAM  que integra áreas como Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
A proposta da Fábrica de Robôs para o município de Caucaia preconiza o desenvolvimento de habilidades e competências matemáticas das crianças e estudantes como o raciocínio lógico, preparação de situações baseadas em problemas abrangendo as tecnologias digitais, aprendizagem colaborativa e desenvolvimento da autonomia. O Programa de aprendizagem em Robótica acontecerá no formato de oficinas tecnológicas nas escolas, com abordagem nas ciências, tecnologias e matemática.
O SESI possui 1.218 unidades em todo o país e tem levado qualidade de vida por meio de programas e projetos voltados para as áreas de saúde, educação, esporte, cultura, lazer e segurança, articulado com o princípio da responsabilidade social da instituição. Assim, as ações apresentadas visam à construção e reconstrução do conhecimento e da interdisciplinaridade, com o apoio de tecnologias digitais que favorecem o pleno desenvolvimento do educando e se vinculam à educação integral dos estudantes caucaienses.
A apresentação promove a previsão de uma parceria interinstitucional que atenderá estudantes da rede pública e fortalecerá a produção de novos saberes, da socialização dos educandos, bem como contextualizar os conhecimentos prévios dos mesmos. Com isso, o sucesso individual e coletivo será incentivado, por meio da criatividade, do raciocínio lógico e da participação em experiências inovadoras.

 

 

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