Caucaia, 21 de Outubro de 2021

Secretaria promove formação para 270 professores

A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, ao longo da semana, formação para cerca de 270 professores da rede municipal de ensino que estão trabalhando com turmas de correção de fluxo nas 34 escolas selecionadas para reverter as distorções idade-série. Os treinamentos aconteceram no Centro Municipal de Formação e Avaliação Terezinha Costa (Cemfa), na Tabuba. 

Para a Coordenadora de Programas e Projetos da SME, professora Andrea Herculano, “o objetivo é que aqueles alunos que, por algum motivo se atrasaram nas séries que deveriam estar cursando possam ter seu fluxo escolar corrigido, o que traz autonomia, autoestima, e reflete diretamente no desempenho e na retomada da sua aprendizagem”.

Atualmente são cerca de 1.800 alunos dos 3º, 4º, 6º e 7º ano que estão estudando com um currículo específico voltado pra essas turmas. Ao final do ano, os estudantes que obtiverem uma boa proficiência nas avaliações serão promovidos para o ano correspondente à sua idade e aptidão.

A correção da distorção idade-séria é um dos critérios para a obtenção do Selo Unicef para o município, “mas estamos sempre enfatizando que a obtenção do selo é apenas uma chancela, um reconhecimento internacional do bom trabalho que estamos realizando nos processos de ensino-aprendizagem com os alunos de Caucaia”, afirma Andrea.

Como exemplo desse bom trabalho, a coordenadora do programa comemora que hoje o município tem alunos que não só avançaram na série em que estudam, mas tornaram-se medalhistas em avaliações como as Olimpíadas Brasileiras de Astronomia (OBA) e as Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Fonte: https://www.caucaia.ce.gov.br