Caucaia, 21 de Setembro de 2019

Secretaria reúne assistentes de alfabetização; programa começa dia 2 para 7.500 alunos

Cerca de 7.500 alunos do primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental em 79 escolas da rede municipal de ensino começam na próxima segunda-feira (2/9) as aulas do Mais Alfabetização (PMAlfa). 

Iniciado em 2018, o programa tem por objetivo desenvolver os níveis de leitura, escrita e Matemática desses alunos, contando para isso com o apoio de um assistente de alfabetização. Esse profissional dará suporte ao professor alfabetizador em um período de cinco ou dez horas/aula semanais, a depender dos resultados alcançados na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA).

“Hoje estamos reunidos com os assistentes de alfabetização para alinhar questões pedagógicas do Programa. Todos eles participaram de seleção – de forma a atender o perfil de alfabetizador – e de formações, estando aptos a apoiar o professor regente no auxílio às crianças”, afirma a coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação (SME), Andrea Herculano.

Titular da SME, a professora Camila Bezerra ressalta a importância do Programa. “Precisamos garantir que todos os alunos de Caucaia até o segundo ano do Fundamental estejam adequadamente alfabetizados. Esse apoio pedagógico será de grande valia, pois a alfabetização na idade certa é fundamental para evitar o abandono escolar e a reprovação nas etapas seguintes da educação básica”, afirma a secretária.

“O planejamento das intervenções pedagógicas avançadas para cada turma e o trabalho focado nas características de cada aluno torna o processo de aprendizado mais democrático e eficaz. Todos os alunos já passaram por avaliação diagnóstica e poderão aprender de acordo com suas capacidades e singularidades”, completa Camila Bezerra.

Fonte: https://www.caucaia.ce.gov.br