Caucaia, 16 de Outubro de 2021

Seminário Trajetórias e conquistas da comunidade surda

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Diretoria Pedagógica, Coordenadoria de Desenvolvimento Pedagógico e através do trabalho da Supervisão de Educação Especial (SEE) vem apresentar ações alusivas às datas específicas referentes às Pessoas com Deficiência no mês de setembro. Assim, em 10/09 é celebrado o Dia da Língua de Sinais; 21/09 é dedicado ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e 26/09 Dia Nacional dos Surdos. Desse modo, a SEE, conjuntamente com as Professoras do AEE para surdez da Escola 7 de Setembro, organizou um cronograma de atividades, nomeado Setembro Azul, enfatizando a valorização da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e da Comunidade Surda,  este contempla os seguintes momentos:

 

DIA AÇÕES PÚBLICO-ALVO
 

10

Contação de História

Livro[1]- Mãos que Contam Histórias:

Chapeuzinho Vermelho Surda.

Alunos matriculados na Educação Bilíngue.
 

 

21

Dia Nacional de luta da pessoa com deficiência: criação de um post em alusão a data e divulgação, tanto para o grupo de WhatsApp do AEE como para gestores das escolas e familiares dos estudantes com deficiência.

Oficina de LIBRAS para ouvintes/ Turno: Tarde.

 Estudantes ouvintes matriculados na Escola 7 de setembro, turno: manhã.
 

 

23

 

Oficina de LIBRAS para ouvintes/ Turno: Manhã.

Estudantes ouvintes matriculados na Escola 7 de setembro, turno: tarde.
 

27

 

Seminário: Trajetórias e conquistas da comunidade surda.

 

Aberto ao público

30 Participação de forma presencial na Câmara Municipal de Caucaia: Apresentar o percurso da Educação Especial em Caucaia, com ênfase na trajetória da inclusão escolar das pessoas com surdez. Aberto ao público

 

Nesse contexto, destacamos a atividade do dia 27, o Seminário: Trajetórias e conquistas da comunidade surda, o referido evento será realizado via YouTube <https://www.youtube.com/watch?v=teFFHpnbUc8>, no horário de 8:00 às 11:00, com uma vasta programação, contendo palestra, compartilhamento de experiências, apresentação de vídeo, explanação do percurso histórico e educacional das pessoas com surdez em Caucaia.

[1] OLIVEIRA FILHO, João Batista Alves de.  Mãos que Contam Histórias: Chapeuzinho Vermelho Surda. Editora: Letraria, 2020.

#ParaTodosVerem: imagem com o fundo branco, na parte superior esquerda tem  uma tarja na cor amarela onde tem escrito com letras na cor preta “ SEMINÁRIO EM ALUSÃO AO:” Abaixo tem um Logo com a figura de  duas mãos sinalizando em LIBRAS a palavra acessibilidade.

Logo abaixo tem uma tarja na cor azul onde tem escrito com letras na cor preta “SETEMBRO AZUL”. TEMA: TRAJETÓRIAS E CONQUISTAS DA COMUNIDADE SURDA. DIA 27/09/2021, HORÁRIO:08:00 ÀS 11:00 Link do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=teFFHpnbUc8 e logo abaixo tem o Logo do Município de Caucaia. No lado superior direito da imagem tem fotos das palestrantes, a primeira foto é de uma mulher de cor parda, com cabelos loiros na altura dos ombros, abaixo da foto tem escrito em letras de cor preta “Professora Ana Mara Supervisora da Educação Especial – SME”.

A segunda foto é de uma mulher de cor branca, com cabelos pretos na altura dos ombros, ela está usando uma blusa de cor branca. Abaixo da foto tem escrito com letras na cor preta “Professora Luciana: AEE de LIBRAS”.

A terceira foto é de uma mulher de cor parda, com cabelos pretos curtos, ela está usando óculos com armação na cor preta e uma blusa na cor azul. Ela está sinalizando em LIBRAS o sinal de vídeo aula. Abaixo de sua foto tem escrito em letras na cor preta “Professora Telma: AEE para o ensino da Língua Portuguesa”.

A quarta foto é de uma mulher de cor parda, com cabelos pretos presos, ela está usando óculos com armação na cor rosa, ela está fazendo o sinal de seu nome em LIBRAS.  Abaixo da foto está escrito em letras na cor preta “Professora Samira AEE em LIBRAS”.

Na parte inferior esquerda do post tem a foto de três pessoas. A primeira foto tem uma mulher de cor parda e cabelos loiros na altura dos ombros, logo abaixo da foto tem escrito em letras na cor preta “Magna Professora de acompanhamento pedagógico do NAEESC e da Educação Bilíngue”.

A segunda foto é de uma mulher de cor parda, com cabelos pretos amarrados, usando uma blusa preta e fazendo o sinal do seu nome em LIBRAS. Logo abaixo da foto tem escrito letras na cor preta “Alyne Silva Professora do Instituto Cearense de Educação de Surdos”.

A terceira foto é de um homem de cor branca com cabelos e bigode brancos, ele está usando um óculos com armação na cor preta e uma blusa preta. Logo abaixo da foto tem escrito com letras na cor preta “Fernando Melo Intérprete de Libras do CREAECE  e da Associação de Surdos do Ceará”.