SME comprometida nas ações da Busca Ativa Escolar e Signatária do Selo UNICEF.

0
393

A Secretaria Municipal de Educação – SME sempre comprometida nas ações da Busca Ativa Escolar e Signatária do Selo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), vem através da intersetorialidade dialogar com as demais pastas do município, alinhando um trabalho de parcerias e resultados.

Segundo a Associação para o Desenvolvimento dos municípios do Ceará (APDMCE), fomos destaque em 3° lugar no Estado do Ceará, em experiências exitosas de matrículas e (re)matrículas, conquista esta que merece ser celebrada e compartilhada.

Ressaltamos que estamos executando durante o primeiro semestre de 2023, reuniões com os pais e responsáveis de estudantes que possuíam baixa ou nenhuma participação nas atividades escolares. Realizamos visitas domiciliares aos alunos após monitoramento sobre o risco e/ou abandono escolar. Em seguida, os alertas foram encaminhados à plataforma para serem devidamente registrados e estudados conforme o contexto de cada caso/situação e com isso houve um aumento expressivo na quantidade de alunos que retornaram à escola.
No dia 20 de maio (sábado letivo), estivemos em diversas escolas conversando com os pais sobre a Campanha do Busca Ativa Escolar.

E ontem, 24 de maio realizamos uma caminhada dia D da Busca Ativa Escolar no município no período da manhã nas principais ruas da cidade, com o objetivo de divulgar as estratégias e levar informações, bem como esclarecer dúvidas sobre a participação dos estudantes e de suas famílias no contexto escolar. No percurso houve a distribuição de panfletos sobre a Campanha. Participaram do evento profissionais da SME, dentre eles os setores da Gestão, do Ensino, da Superintendência, do Serviço de Atendimento Multidisciplinar e Psicologia Educacional (SAMPE) e do Núcleo de Ações Estratégicas (NAE), da Bolsa Família. Ainda na caminhada, estavam presentes o Secretário de Educação Sérgio Kobayashi, a Secretária Adjunta Maricélia Damasceno, a equipe interna e intersetorial do Selo Unicef (SME), a Mobilizadora do Selo da SME Andréa Herculano e a Coordenadora da Busca Ativa Escolar Cláudia Diniz.

Participaram ainda representantes da Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho e equipe Intersetorial do Selo UNICEF.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui