Técnicas da SME participam de reunião com o Conselho Municipal de Educação de Caucaia para discutir políticas de Educação em Tempo Integral.

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Técnicas da Secretaria Municipal de Educação (SME) participaram, na manhã desta quarta-feira, dia 22 de junho, da sessão ordinária do Conselho Municipal de Educação de Caucaia(CMEC). Na reunião estiveram presentes as professoras Elaine Lima, Eliane Forte, Cristiane Cavalcante e Jaíra Gonçalves da Diretoria de Ensino Fundamental e do Tempo Integral, além da representante da Coordenadoria de Educação Infantil (COEI), Evaneida Soares.
Os conselheiros do Conselho Pleno do CMEC e as técnicas da SME se detiveram na análise inicial das definições das Diretrizes Gerais para a implantação de Escolas de Tempo Integral na rede de ensino municipal de Caucaia. A compreensão de que a educação é um bem público e que garante o desenvolvimento social e as competências de cidadania das crianças e adolescentes está no cerne das duas instituições.
O CMEC tem em suas prerrogativas atribuições normativas, deliberativas e consultivas. Por esse motivo, a garantia de escola de Tempo Integral passa pela apreciação e deliberação do CMEC. A escola de Tempo Integral amplia as possibilidades de desenvolvimento pleno, com práticas e vivências significativas de promoção da aprendizagem, garantindo o desenvolvimento das crianças e estudantes na dimensão física, intelectual, social, socioemocional e simbólica.
Essa discussão das diretrizes para implementação de escolas em Tempo Integral em Caucaia é pautada no que determina a legislação educacional, como o Plano Nacional de Educação e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os quais determinam a progressiva ampliação do período de permanência na escola. No fechamento da reunião, ambas as instituições, SME e CMEC, propuseram mudanças em alguns aspectos das diretrizes para posterior aprovação.
Assim, os órgãos da administração estão cumprindo a necessidade de ampliação da vida escolar de crianças, adolescentes e jovens, promovendo para além do aumento da jornada regular, a oferta de novas atividades formativas e de espaços favoráveis às aprendizagens significativas.

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