A Diretoria de Ensino Fundamental e a Gerência de Unidade da Gestão Escolar promovem encontro com gestores escolares sobre o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará.

0
1228

Além das avaliações da aprendizagem dos estudantes na escola, os momentos avaliativos externos, como o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), também é um mecanismo de monitorar e avaliar as práticas pedagógicas que ocorrem nessas unidades escolares.

As avaliações externas fazem parte do calendário escolar, principalmente quando envolve a primeira aplicação avaliativa que será implementada após a pandemia por COVID-19.

O trabalho de gestores, professores e dirigentes municipais é analisado em uma escala quantitativa e qualitativa que promove reflexões acerca das situações de aprendizagem de cada estudante, de cada escola e de cada sistema de educação.

Com o compromisso de que todas as crianças matriculadas no 2°, 5° e 9° anos do Ensino Fundamental aprendam de maneira eficaz e obtenham bons resultados no SPAECE, os gestores escolares estiveram reunidos para discutir pontos importantes acerca desse modelo de gestão das avaliações externas.

Nos dias 30 e 31 de agosto, cerca de 300 gestores escolares (Diretores e Coordenadores do Ensino Fundamental) se reuniram no auditório do Centro de Formação e Avaliação para o planejamento das ações a serem desenvolvidas pelos responsáveis em cada unidade escolar. Dentre essas atividades, estão previstas aulas online, mobilização da comunidade escolar, principalmente das famílias, organização do calendário letivo e monitoramento da frequência para os meses que antecedem a avaliação SPAECE.

Conforme a Diretora Executiva Pedagógica Débora Teixeira, esse momento é importante no sentido de “realizar o trabalho coletivo junto com os gestores. Salientando o trabalho coletivo para que possamos pensar estratégias bem mais assertivas, no intuito de estabelecer aprendizagens significativas para os estudantes de Caucaia, principalmente aqueles que ainda não são leitores ou estão identificados como leitores críticos. Isso favorece o fortalecimento da gestão e o alcance das metas educacionais projetadas para o município em 2022.”

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui