Abertura da Semana do Bebê foi realizada com ações intersetoriais das secretarias municipais.

0
1551

A primeira infância prevê os cuidados das crianças nas áreas da saúde, educação e proteção integral. Compreende-se que na gravidez e nos primeiros anos de vida esses cuidados são essenciais para garantir o desenvolvimento pleno dos bebês e crianças em seus aspectos cognitivo, motor e físico.

Por esse motivo, a primeira infância é prioridade na agenda do município de Caucaia. Com a temática “Desenvolvimento da Criança e Cuidados Pós-Pandemia, Saúde e Vida Lá Fora”, a abertura da Semana do Bebê aconteceu na manhã desta quinta-feira(6), na Escola Lar de Clara.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura a primeira dama de Caucaia, Juliana Valim, os secretário de Educação, Sergio Kobayashi, de Esporte e Juventude, Mickauê Franklin, as Secretárias Executivas de Desenvolvimento Social e Trabalho; de Educação; de Esporte e Juventude; de Saúde, respectivamente Célia Oliveira, Débora Teixeira, Alcyvânia Pinheiro, Graça Lemos e o Presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMAC), Leandro Alves.

A Semana do Bebê é uma das ações previstas no calendário do Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Além disso, essa realização referente à primeira infância, se consolida em Caucaia como uma das metas de manutenção do Selo UNICEF.

O Decreto nº 917 de 04 de outubro de 2017 regulamenta que anualmente uma semana seja voltada a práticas de mobilização de toda a sociedade e do poder público que discutam as temáticas específicas da garantia dos direitos ao público infantil.

Assim, a Semana do Bebê do ano de 2022 ocorrerá entre os dias 04 e 14 de outubro nos mais diversos equipamentos públicos como hospitais, creches e pré-escolas, unidades básicas de saúde, dentre outros espaços. A Secretaria Municipal de Educação incluirá em sua programação vivências que abordam: Multiculturalismo e as brincadeiras no cotidiano da infância; Saúde e ternura na infância e Brincar na natureza: construindo memórias afetivas e a expressividade das crianças por meio de gestos, olhares e movimentos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui