Comissão interna se reúne para avaliar as metas e ações do Plano Municipal de Educação e Plano Municipal da Primeira Infância.

0
5

Os membros da Comissão Técnica de Trabalho, Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME) e do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI) estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira no auditório da Secretaria de Educação. A reunião ocorreu com o objetivo de analisar as estratégias referentes ao gerenciamento das atividades dos planos, estes que tratam da implementação de políticas públicas com vistas à garantia de acesso e qualidade educacional no município. A comissão teve acesso aos relatórios situacionais e aos dados técnicos do PME e PMPI.
Quanto às tratativas do PME e PMPI, optou-se preliminarmente por rever as metas previstas para os anos subsequentes de vigência- até 2024 – e revisar os relatórios das ações já desenvolvidas entre os anos de 2015 e 2021.
A lei municipal de que trata a implantação do PME foi sancionada em 2015. O plano foi elaborado e instituído por meio da construção coletiva e democrática dos segmentos de professores, gestores, sociedade civil, estudantes, entre outros. Ele é um instrumento balizador e norteador das políticas públicas da Educação Municipal, o qual contempla metas e estratégias a serem viabilizadas pela Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Caucaia.
A execução do PME e do PMPI e o cumprimento de suas metas serão objetos de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas realizadas pela SME, pela representatividade da câmara de vereadores, pelo Conselho Municipal de Educação e pelo Fórum Municipal de Educação, o qual deverá ser instituído de forma paritária entre sociedade civil e poder público.
Após o período de pandemia, a equipe dará prosseguimento às atividades de coordenação de cada item do PME e do PMPI. A condução da reunião ocorreu pela secretária executiva pedagógica, Débora Teixeira que ressaltou a importância do trabalho intersetorial na consecução dos objetivos.
“É necessário que todos os segmentos tenham representatividade nas ações e que estabeleçamos esse diálogo para o alcance das metas e estratégias que devem ser atendidas pelo plano. Um planejamento e o engajamento de todos, resultará na concretização desses objetivos”, destaca Débora.

Assim, novas conduções serão realizadas pelos setores da SME, envolvendo a integração de todas as instâncias e o aprimoramento dessas avaliações dos planos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui