Professores da UECE visitam espaços do Centro de Formação para o estabelecimento de cursos de formação para professores da rede municipal.

0
80

Os professores Vicente Thiago Freire Brazil, Cristiê Gomes Moreira e Regina Cláudia Pinheiro, representando a diretoria de ensino da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa- PROPGPq da Universidade Estadual do Ceará (UECE) realizaram uma visita aos espaços do Centro de Formação e Avaliação Terezinha Costa Lima(CEMFA), situado à Av. Central, 1425 – Tabuba, Caucaia.

O momento ocorreu para que a UECE e a Secretaria de Educação de Caucaia avaliassem planos de trabalho com o objetivo de ofertas de cursos de pós-graduação a nível de especialização, mestrado e doutorado. A seleção, que visa a participação exclusiva dos professores da rede educacional de Caucaia, ofertará cursos de formação para qualificar os docentes, principalmente os mestrados acadêmicos e doutorados, certificados pela referida instituição.

Na ocasião, os espaços das salas de aula, refeitório, auditório dentre outros espaços do CEMFA foram apresentados. A partir disso, um estudo interno dos técnicos da SME será encaminhado para que a UECE viabilize a formulação das ementas dos cursos, conforme a necessidade dos professores do município.

A seleção dos interessados para esses cursos está prevista para iniciar no segundo semestre deste ano. Em Caucaia, essa política de formação de professores baseada na meritocracia está sendo ampliada, atendendo aos quesitos contidos no Plano Nacional de Educação e no Plano Municipal de Educação, dentre outras políticas que objetivam qualificar e ampliar as possibilidades de formar professores pesquisadores.

Para a professora Regina, assessora da PROPGPq, “o interesse da UECE é ofertar cursos de formação continuada aos professores com a qualidade dos programas já oferecidos pela instituição.”

A implementação destes cursos contempla as necessidades da categoria docente e viabiliza realizar o aprimoramento das práticas pedagógicas dentro e fora da sala de aula. É por esse viés que Caucaia discute como o professor participante dos momentos formativos será beneficiado com novos conhecimentos nas áreas específicas de sua atuação.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui