Coordenadoria de Educação Infantil realiza encontro formativo com professores – “Letramento e percepção matemática: por onde começar ?”

0
1118

Na Educação Infantil diversos processos se desenvolvem quanto à aquisição de conhecimentos e saberes. Nesse sentido, as crianças são estimuladas a formular sua autonomia, desenvolvimento intelectual, social e afetivo.

Para isso, o município de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Educação estabelece no calendário escolar formações continuadas aos professores que atuam nessa etapa educacional. Os encontros acontecem mensalmente com as técnicas que fazem parte da Coordenadoria de Educação Infantil do município. Esse mês eles ocorrem entre os dias 19 e 23 de setembro, no Centro de Formação e Avaliação Terezinha Costa Lima, na Tabuba.

Temas pertinentes à compreensão das infâncias são abordados e o público é conduzido a refletir sobre sua atuação docente nos mais diversos contextos educativos, como aqueles estabelecidos na aquisição do conhecimento e dos saberes construídos pela humanidade.

Uma das discussões garantidas nessas formações é o reconhecimento da Educação Infantil como dever do Estado e direito da criança.
Assim, no mês de setembro os professores poderão refletir e vivenciar experiências com a temática “Letramento e percepção matemática: por onde começar ?”

Há um mito de que na Educação Infantil as crianças já devem ser preparadas para o ingresso no Ensino Fundamental. Por outro lado, não é impossível que a criança desenvolva seu comportamento leitor e desenvolva habilidades de leitura, escrita e percepções do mundo do cálculo.

Não se trata dessa visão reducionista da criança, mas sim da compreensão de todas as possibilidades de aprender e se desenvolver dela. Por esse viés, as formações estabelecem vínculos de equilíbrio e respeito ao ritmo de cada criança e para a atuação do docente como mediador e facilitador dessas aprendizagens.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui