Coordenadoria de Gestão Escolar realiza encontro com diretores para discutir a organização dos Conselhos Escolares.

0
32

Os diretores e os presidentes dos Conselhos Escolares participaram, nos dias 01 e 02 de junho, de uma formação ofertada pela Coordenadoria de Gestão Escolar, em parceria com a Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC). O evento discutiu a importância da constituição e manutenção dos Conselhos Escolares, bem como o papel e atuação dos gestores, estudantes, professores, responsáveis pelos educandos, representantes da comunidade e demais interessados. O evento iniciou com um momento de socialização entre os participantes, promovido pela Psicóloga Fabíola Ximenes do Serviço de Orientação Psicológica e de Assistência Social da SME.
Na sequência, a secretária executiva pedagógica Débora Teixeira relatou a necessidade de estabelecer um diálogo mais próximo entre os Conselhos e a SME a fim do fortalecimento desses órgãos colegiados.
O evento recebeu como convidado especial o articulador da Coordenadoria de Gestão da Rede Escolar da SEDUC, Francisco Antônio Taumaturgo de Araújo, contribuindo de maneira relevante para as demandas voltadas às atribuições dos Conselhos Escolares de Caucaia.
O Conselho Escolar é decisivo quando se trata das melhorias voltadas ao cotidiano das unidades escolares, pois se implementa como um meio para a gestão democrática. O Conselho permite uma gestão compartilhada dos desafios e oportunidades advindos do contexto sociocultural em que a escola se estabelece. Assim, todos os membros possuem responsabilidades de deliberar, normatizar, fiscalizar, mobilizar e consultar assuntos inerentes às atividades cotidianas, como repasse de recursos financeiros, políticas de avaliação dos estudantes, regimentos internos das instituições, dentre outros.
Para a Gerente de Unidade da Gestão Escolar, Aparecida Pacobahyba, “esse encontro promoveu a discussão de pontos relevantes na atuação dos membros que fazem parte dos Conselhos Escolares, pois viabiliza a autonomia da instituição escolar e facilita o gerenciamento dos processos que ocorrem em cada uma delas. Os estudantes e a comunidade se fortalecem quando atuam em parceria com os gestores, professores e funcionários.”

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui