Diretores e Gestores da I Coordenadoria Regional de Educação do Estado do Ceará participam do XX Seminário Força de Aceleração.

0
1370

No último dia 13 de dezembro, gestores escolares, técnicos e professores das escolas estaduais pertencentes à I Coordenadoria Regional de Educação do Estado, participaram da XX edição do Seminário Força de Aceleração (FA), criado pelo Prof. Dr. Emílio Freitas – Diretor do Núcleo de Ações Estratégicas da Secretaria Municipal de Educação de Caucaia.


A abertura do evento foi realizada pelo secretário de educação do município de Caucaia, Sergio Kobayashi, pela Coordenadora da CREDE 1, Ana Geovanda Mourão e pela presidente do Conselho Municipal de Educação, Antônia Cláudia de Paula.


Os preletores realizaram a validação das ações que vêm sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação, através do Núcleo de Ações Estratégicas (NAE), no tocante aos estudos de áreas como a neurociência e dos conceitos de educação socioemocional.


A participação de todos os gestores das escolas estaduais de Caucaia no Seminário Força de Aceleração destaca a necessidade de discutir como um líder eficaz influencia nos resultados da equipe de colaboradores e na transformação dos comportamentos dentro e fora das unidades escolares.


Na ocasião, o Município e o Estado firmaram mais essa parceria e se comprometeram a ampliar o diálogo, instituindo os conceitos de autocuidado, de conhecimento de si e do outro, do gerenciamento das emoções e da conexão com a diversidade de emoções dos participantes.


No encontro tivemos uma apresentação especial através da dança, com a técnica Nádia Santos, representante da Secretaria de Esporte e Juventude (SEJUV). Além disso, a equipe multidisciplinar do Estado foi representada pela Dra. Helena Oliveira e pela Assistente Social, Cristiane Farias.

O evento está em sua vigésima edição e já participaram desse momento mais de mil e quinhentos educadores, técnicos, gestores, secretários e outros interessados. Como lema, o evento aborda as principais pesquisas desenvolvidas em âmbito mundial acerca do desenvolvimento de competências socioemocionais. A tríade corpo, mente e espírito se faz presente em dinâmicas e os resultados conduzem os participantes a conhecer e gerenciar as emoções, favorecendo a criação de hábitos saudáveis de vida.
A professora Ana Geovanda destacou que “é preciso cuidar de quem cuida, de quem está todos os dias em sala de aula, nas gestões das escolas do Estado e com os estudantes no dia a dia”. Assim, as ações do NAE se consolidam como meio para a discussão de questões cada vez mais urgentes acerca das habilidades socioemocionais.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui