Educação de Jovens e Adultos sob um novo olhar: estudantes recebem livros didáticos apropriados para a modalidade.

0
920

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade que garante a todos que não tiveram acesso na idade certa a uma educação de qualidade e cidadã. Por isso, aos estudantes são ofertadas diversas formas de aprendizagem, considerando suas experiências dentro e fora do contexto educacional.

Articulando essas ideias, a Secretaria Municipal de Educação adquiriu material didático exclusivo para os estudantes da EJA. A entrega dos livros foi realizada nas unidades escolares para todos os estudantes que fazem parte das turmas de jovens e adultos.

A coletânea foi específica para cada etapa: EJA I, EJA II e EJA III e EJA IV. Cerca de 2.200 estudantes foram beneficiados e podem estudar com um material mais adequado à sua realidade. Por vezes, os estudantes recebiam um material que não estava de acordo com a proposta da EJA, por serem mais voltados para atividades infantis.

A EJA inclui propostas educativas destinadas aos jovens, adultos e idosos, que geralmente já estão no mercado de trabalho e que na trajetória de vida não iniciaram ou interromperam seu percurso escolar. Respeitando essa diversidade, a Supervisora da EJA, Márcia Maria Moura de Araújo, relata que “A aquisição do livro didático para os estudantes e professores da EJA no município de Caucaia foi a concretização de um anseio antigo. Uma coleção criteriosamente desenvolvida e planejada visando oferecer um material apropriado para a modalidade, atualizado e em conformidade com as diretrizes vigentes que norteiam a Educação brasileira.Foi uma ação, uma conquista muito significativa para nós da Equipe EJA, que percebemos o novo olhar pedagógico que a Secretaria vem dispensando a essa modalidade de ensino tão carente de políticas públicas, face às suas especificidades.”

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui