Educação Inclusiva: Plataforma Inteligente apresenta aos professores recursos para os estudantes com deficiência.

0
1012

A Secretaria Municipal de Educação de Caucaia, por meio da Secretaria Executiva Pedagógica, convidou todos os professores que atuam no Núcleo de Educação Especial do município para um encontro na manhã desta sexta-feira, dia 02 de setembro, no auditório do Centro de Formação e Avaliação Terezinha Costa Lima (CEMFA).

Estiveram reunidos cerca de setenta profissionais no encontro em que foram apresentados os novos recursos educacionais da Plataforma Inteligente, voltados à modalidade da Educação Especial. Os especialistas trabalham nas unidades escolares regulares ou em núcleos especializados e atuam diretamente com as pessoas com deficiência de todos os níveis e etapas ofertadas pelo município, como Educação Infantil e Ensino Fundamental. Neste ano, Caucaia tem matriculados 2024 estudantes com deficiência na rede.

As propostas de atividades apresentam materiais diversos personalizados e adequados às necessidades de cada estudante a depender da necessidade dele. Nesse sentido, são ofertadas aulas digitais, livros digitais e materiais diversos, conforme a idade e turma dos estudantes. Esses recursos incluem vídeos, áudios, ferramentas de desenhos interativos, propostas de jogos, sala de reuniões online e um layout direcionado à estimular a aprendizagem e desenvolvimento das capacidades cognitivas dos educandos.

Com o foco na inclusão das pessoas com deficiência e na valorização dos professores, o Secretário de Educação Sergio Kobayashi realizou a entrega de notebooks aos profissionais para que os mesmos possam acessar, selecionar, planejar e avaliar todos os recursos específicos para a Educação Especial, disponibilizados pela Plataforma Inteligente.

Conforme o titular da pasta “todo o sentido de inclusão acontece na priorização das políticas públicas que compreendem como fundamental o direito de todos à educação e à concretização dos paradigmas educacionais inclusivos. Caucaia fortalece a garantia de condições reais, complementares ou suplementares ao currículo da rede e o acesso de qualidade aos conteúdos educacionais pelos estudantes com deficiência. Isso contribui para o desenvolvimento pessoal e para as aprendizagens que ocorrem nos espaços escolares da rede.”

A Plataforma Inteligente integra as práticas pedagógicas com o viés equitativo, na medida em que os educandos com deficiência necessitam de abordagens específicas e personalizadas para a aprendizagem e desenvolvimento de suas competências cognitivas, motoras e afetivas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui