Caucaia, 25 de Agosto de 2019

Escola indígena caucaiense é confirmada em programação da Unesco

A Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Aba Tapeba está oficialmente credenciada na programação do XXV Encontro Nacional do Programa das Escolas Associadas à Unesco do Brasil. A unidade é a única escola cearense, bem como a única escola municipal do país, escolhida para representar a educação indígena no evento, que acontecerá de 11 a 13 de setembro, em Ouro Preto (MG).

“Nós, que fazemos a Secretaria Municipal de Educação (SME), estamos muito orgulhosos e parabenizamos a escola Aba Tapeba e toda a sua comunidade escolar por essa grande conquista para a educação de Caucaia”, afirma e titular da pasta, professora Camila Bezerra.

Para Thiago Anacé, técnico do Núcleo de Educação Indígena da SME, “fazer parte das escolas associadas à Unesco é o reconhecimento internacional de um projeto de educação indígena que vem dando certo em Caucaia.”

No Congresso da Unesco, os alunos apresentarão uma música em tupi, como resgate da língua materna, e apresentarão um vídeo com costumes e rituais como o toré, demonstrando o trabalho realizado na educação de Caucaia para preservar a cultura nativa.

Caucaia é destaque na Unesco desde 2017, quando foi o primeiro município cearense a ter uma escola pública certificada. Atualmente, já são 20 escolas que contam com a certificação.

Fonte: https://www.caucaia.ce.gov.br