Caucaia, 25 de Maio de 2019

Capacitação foca na alimentação escolar

A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu nesta sexta-feira (10/5) capacitação sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O evento ocorreu no auditório da pasta, no Centro de Caucaia, e foi conduzido pela técnica em monitoramento Irisneide Fernandes Batista, com o apoio de representantes do Centro Colaborador em Alimentação Escolar (Cecane), vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC). A SME foi representada pela subsecretária Regiane Oliveira.

O objetivo do treinamento foi orientar sobre os novos sistemas do programa e fornecer informações sobre todas as etapas de sua execução, capacitando nutricionistas, merendeiras, gestores escolares e membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) para um melhor atendimento nutricional aos alunos da rede municipal de ensino.

Os participantes serão multiplicadores nas 187 unidades escolares de Caucaia. “É importante que todos esses atores conheçam bem as diretrizes do programa e estejam aptos a cumprir a legislação, destinando no mínimo 30% dos recursos para a agricultura familiar e prezando pela boa qualidade do alimento, desde o seu armazenamento até o preparo”, afirmou Irisneide.

Ao longo de toda a semana, a técnica do Pnae esteve em Caucaia analisando processos licitatórios e notas fiscais, e visitando escolas municipais para acompanhar o trâmite da merenda escolar, da compra ao consumo pelo aluno. Para Ivaneide Mendes da Costa, nutricionista responsável pela equipe de nutrição da SME, “foi um momento enriquecedor, pois sempre podemos melhorar e oferecer um melhor serviço.”

A nutricionista enfatizou que Caucaia destaca-se em relação a outros municípios do Nordeste. “Nós temos oito profissionais nutricionistas, enquanto os outros municípios com proporções semelhantes possuem dois ou três. Além disso, servimos quatro refeições nas escolas de período integral, quando por lei são previstas apenas três. Todo o trabalho é pensado com a sensibilidade e a preocupação de que nossos alunos podem estar contando no seu dia apenas com as refeições que fazem na escola.”

Fonte: https://www.caucaia.ce.gov.br