Caucaia, 21 de Janeiro de 2020

Escolas devem matricular 56 mil alunos; Infantil II tende a ser mais procurado

Iniciado nesta sexta-feira (3/1), o período de matrículas para o ano letivo de 2020 deve resultar na inscrição de mais de 56 mil alunos na rede pública municipal de ensino de Caucaia. Desse total, quatro mil devem ser novatos.

Hoje, as matrículas foram exclusivas para estudantes da Educação Especial/Inclusiva (alunos com algum tipo de deficiência). A expectativa da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia é de o Infantil II ser o ano de maior procura.

Isso deve acontecer como reflexo dos investimentos cada vez mais robustos que a Prefeitura tem feito na expansão dos anos iniciais, notadamente com a inauguração de dois novos Centros de Educação Infantil (CEI) em parceria com o Governo do Estado (um no Planalto Caucaia e outro Parque Albano), além do Complexo Educacional Myra Eliane – o maior do município, com um CEI para 600 crianças no Parque Araturi, fruto de parceria da gestão com o Instituto Myra Eliane.

As matrículas para o ano letivo 2020 estão divididas em dois períodos: para as escolas que não aderiram a greve dos professores em 2019 e para as que aderiram e tiveram que estender suas atividades para reposição das horas/aula. O primeiro grupo inicia as matrículas hoje e o segundo a partir de 14 de janeiro. Para ambos, o período encerrará dia 30 de janeiro, com início do ano letivo em 17 de fevereiro.

Os alunos novatos devem apresentar a seguinte documentação: registro de nascimento, duas fotos 3×4 recentes, comprovante de residência, Número de Identificação Social (NIS) do aluno, cartão de vacinação, transferência ou declaração escolar (alunos do Ensino Fundamental), número do cartão do BPC (somente para quem é beneficiário), cartão do SUS, atestado de saúde do aluno e, para estudantes com deficiência e transtornos psicológicos e/ou comportamentais, diagnóstico médico.

Já para veteranos, é necessário apresentar duas fotos 3×4 recentes, número do cartão do BPC (para quem é beneficiário), NIS do aluno, cartão de vacinação, cartão do SUS, atestado de saúde e, para estudantes com deficiência e transtornos psicológicos e/ou comportamentais, diagnóstico médico.

No caso da documentação estar incompleta, como na não apresentação da certidão de nascimento da criança no ato da matrícula, a Prefeitura irá garantir a vaga do aluno, conforme preconiza a legislação, mas fixará prazo para o documento ser entregue por pais e responsáveis.

O calendário de matrículas vai até 30 de janeiro.
Confira as datas.

ESCOLAS QUE NÃO ADERIRAM À GREVE
3 e 6 DE JANEIRO
Educação especial/inclusiva (alunos com deficiência)

6 e 7 DE JANEIRO
Alunos VETERANOS da Educação Infantil

8 DE JANEIRO
Alunos NOVATOS da Educação Infantil

9 e 10 DE JANEIRO
Alunos aprovados no Ensino Fundamental e EJA

17 DE JANEIRO
Alunos recuperados e reprovados no Ensino Fundamental e EJA

30 DE JANEIRO
Alunos NOVATOS do Ensino Fundamental e EJA

ESCOLAS QUE ADERIRAM À GREVE
14 e 15 DE JANEIRO
Educação especial/inclusiva (alunos com deficiência)

15 e 16 DE JANEIRO
Alunos VETERANOS da Educação Infantil

17 DE JANEIRO
Alunos NOVATOS da Educação Infantil

20 e 21 DE JANEIRO
Alunos aprovados no Ensino Fundamental e EJA

28 e 29 DE JANEIRO
Alunos recuperados e reprovados no Ensino Fundamental e EJA

30 DE JANEIRO
Alunos NOVATOS do Ensino Fundamental e EJA

Assessoria de Comunicação
(85) 3342.4410
ascom@caucaia.ce.gov.br