Caucaia, 11 de Agosto de 2020

Matrículas têm segundo dia tranquilo; alunos veteranos começam a se inscrever

Movimento tranquilo nesta segunda-feira (6/1), segundo dia de matrículas para o ano letivo de 2020 na rede municipal de ensino de Caucaia. As inscrições de hoje foram de estudantes da Educação Especial/Inclusiva (com deficiência) e alunos veteranos da Educação Infantil. A expectativa da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia é de o Infantil II ser o ano de maior procura.

A dona de casa Francineide Correia não perdeu tempo. Foi uma das primeiras a comparecer à Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Osmar Diógenes, no Conjunto Metropolitano (Picuí), para garantir a vaga de Miguel Correia, de 15 anos. O jovem é cadeirante. “Gosto do ensino e, principalmente, do suporte que dão ao meu filho aqui.”

A evolução psicopedagógica do filho é o fator principal para Carla Suliane, autônoma e mãe de Bryan Lucas, de três anos, renovar a matrícula da criança na rede municipal de ensino. “Achei o desenvolvimento do Bryan rápido. Apesar da pouca idade, ele consegue distinguir as cores e já sabe os números, além de se relacionar bem com os coleguinhas. A equipe da escola é atenciosa e cuidadosa. A localização também facilita muito. Não tenho o que reclamar.”

Esse é o segundo processo de matrículas consecutivo no qual a Prefeitura prioriza crianças e adolescentes com deficiência. A decisão é considerada importante para a coordenadora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da EEIEF Osmar Diógenes, professora Jeany Montenegro. “O fato de a escola possibilitar às famílias desses alunos o direito de escolher o melhor horário para eles é algo muito positivo, inclusive para nós que fazemos a escola. Mas é interessante que mães e pais garantam as vagas no dia específico de atendimento”, destaca a gestora.

A unidade concentra as matrículas também das creches Nedi Jobel (Conjunto Metropolitano) e Thiago Peixoto (Patrícia Gomes). Os atendimentos estão divididos para as escolas que não aderiram à greve dos professores em 2019 e para as que aderiram e tiveram que estender suas atividades para reposição das horas/aula. O primeiro grupo iniciou as matrículas na última sexta-feira (3/1) e o segundo a partir de 14 de janeiro. Para ambos, o período encerrará dia 30/1, com o início do ano letivo em 17 de fevereiro. Confira o calendário abaixo.

Alunos novatos devem apresentar registro de nascimento, duas fotos 3×4 recentes, comprovante de residência, Número de Identificação Social (NIS) do aluno, cartão de vacinação, transferência ou declaração escolar (alunos do Ensino Fundamental), número do cartão do BPC (somente para quem é beneficiário), cartão do SUS, atestado de saúde do aluno e, para estudantes com deficiência e transtornos psicológicos e/ou comportamentais, diagnóstico médico.

Já os veteranos devem apresentar duas fotos 3×4 recentes, número do cartão do BPC (para quem é beneficiário), NIS do aluno, cartão de vacinação, cartão do SUS, atestado de saúde e, para estudantes com deficiência e transtornos psicológicos e/ou comportamentais, diagnóstico médico.

No caso de a documentação estar incompleta, como na não apresentação da certidão de nascimento da criança no ato da matrícula, a Prefeitura irá garantir a vaga do aluno, conforme preconiza a legislação, mas fixará prazo para o documento ser entregue por pais e responsáveis.

ESCOLAS QUE NÃO ADERIRAM À GREVE
3 e 6 DE JANEIRO

Educação especial/inclusiva (alunos com deficiência)

6 e 7 DE JANEIRO
Alunos VETERANOS da Educação Infantil

8 DE JANEIRO
Alunos NOVATOS da Educação Infantil

9 e 10 DE JANEIRO
Alunos aprovados no Ensino Fundamental e EJA

17 DE JANEIRO
Alunos recuperados e reprovados no Ensino Fundamental e EJA

30 DE JANEIRO
Alunos NOVATOS do Ensino Fundamental e EJA

ESCOLAS QUE ADERIRAM À GREVE
14 e 15 DE JANEIRO

Educação especial/inclusiva (alunos com deficiência)

15 e 16 DE JANEIRO
Alunos VETERANOS da Educação Infantil

17 DE JANEIRO
Alunos NOVATOS da Educação Infantil

20 e 21 DE JANEIRO
Alunos aprovados no Ensino Fundamental e EJA

28 e 29 DE JANEIRO
Alunos recuperados e reprovados no Ensino Fundamental e EJA

30 DE JANEIRO
Alunos NOVATOS do Ensino Fundamental e EJA

Assessoria de Comunicação
(85) 3342.4410
ascom@caucaia.ce.gov.br