Evento Meu Orgulho Negro reúne quatro secretarias para celebrar o Dia da Consciência Negra.

0
725

O mês de novembro é marcado pelas comemorações em alusão à luta dos povos negros e o fortalecimento de sua cultura e de suas tradições. O povo brasileiro tem sua origem nas matrizes indígenas, africanas e europeias. Com essa definição, uma ação envolvendo as Secretarias Municipais de Educação, Turismo e Cultura, Desenvolvimento Rural, Patrimônio e Transporte, Desenvolvimento Social e do Trabalho o município de Caucaia realizou nesta terça-feira dia 22 de novembro o evento Meu Orgulho Negro.

A participação enalteceu a cultura negra por meio de exposição de danças e feira de artesanatos. Peças teatrais também foram apresentadas no evento. O rap foi uma das modalidades de dança que os participantes contemplaram. Além disso, um desfile destacando as tradições, a religião e a beleza negra também fez parte da programação.

Como autoridades participantes compareceram o secretário de Planejamento e Transporte, Sílvio Nascimento, o vereador Sávio Nascimento e, respectivamente, as secretárias executivas de Educação e Esporte e Juventude, Débora Teixeira e Alcyvânia Pinheiro.

A Coordenadora do Núcleo de Etnias da Secretaria Municipal de Educação Meire Maciel destacou que a valorização do multiculturalismo em nossas escolas é fundamental para o reconhecimento dos valores étnicos e das manifestações de todas as culturas como meio de aprendizagem.

Para o secretário de educação Sergio Kobayashi “O evento apresenta a importância de se construir coletivamente uma consciência de igualdade entre os povos. Não é o tom de pele ou a cultura diferente que faz um ser humano pior ou melhor que o outro. Devemos caminhar para o reconhecimento das diversidades, principalmente nas escolas de Caucaia. Cada uma tem sua especificidade e a cultura negra, indígena ou qualquer outra sempre será motivo de orgulho e reconhecimento da luta dos povos originários em nosso município. A ação, por ser intersetorial, apresenta a importância de ampliarmos as discussões para além dos muros escolares. Isso envolve toda a comunidade e a sociedade caucaiense. Um grande marco para nosso município.”

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui