A professora Juliana Barbosa de Morais Weingartner (P1) da Creche Comunitária São José, da turma infantil 2 – Tempo Integral, anexo da Escola Pedro Laurindo na região praia construiu uma vivência maravilhosa e que vale muito compartilhar.
Vejamos então…
A vivência foi construída com base nas Orientações Curriculares Prioritárias do Município de Caucaia – OCPMC e no documento de orientação para o ensino remoto. As ações desenvolvidas voltaram-se para o movimento como fonte de aprendizagem e valorizaram a temática narrativas do cotidiano pedagógico na construção da documentação pedagógica.
A professora partiu de uma música tema, “Amigo Sapo” – Fabiana Godoy, disponível no link Amigo Sapo – Fabiana Godoy (Ninho Musical) – YouTube. A professora gravou uma videoaula com ela mesma cantando, enviou às crianças/famílias via whatsapp. Após a canção, ela gravou um segundo vídeo propondo uma atividade de ‘caça ao tesouro’ e solicitou que as crianças procurassem um objeto ou brinquedo que tivessem em casa na cor verde, em alusão a cor do sapo para atingir os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento propostos no planejamento.
A atividade foi marcada pela presença pedagógica da professora Juliana que esteve em contato com as crianças/famílias, orientando e incentivando o desenrolar do processo de aprendizagem.
As devolutivas foram registradas através de vídeos/fotos e compartilhadas no grupo do Infantil 2 promovendo interação entre crianças, família e professora.
Constatamos mais uma vez que, é possível e necessária a interação com as crianças e os estudantes para oportunizar aprendizagem diante do contexto de pandemia que vivenciamos.
Se você é professor(a) da rede municipal de ensino de Caucaia participe também divulgando e compartilhando suas ideias.
Envio de experiências exitosas através do e-mail: boaspraticas@escolas.caucaia.ce.gov.br.