Fundação Vanzolini realiza Formação sobre Redação Oficial para Técnicos da Secretaria de Educação.

0
744

Com o objetivo de conferir segurança, permitir clareza e a padronização na produção dos atos de comunicação oficial, a Fundação Vanzolini ministrou uma formação para técnicos da Secretaria de Educação de Caucaia.

Nos dias 19 e 20 de janeiro, cerca de setenta servidores participaram no Centro de Formação e Avaliação Terezinha Costa Lima-CEMFA de doze horas de formação. O minicurso pontuou aspectos de formalidade para aprimorar os fluxos de planejamento, elaboração e envio de correspondências entre os setores diversos e demais órgãos da administração pública.

Foram discutidas pautas relacionadas aos meios para a acessibilidade e assertividade aos atos administrativos, bem como discutidas algumas normas de língua portuguesa essenciais para a efetividade da comunicação escrita. A ministração das palestras foi realizada pela publicitária Cristina Vecchio, que atua como consultora da Fundação Vanzolini e pela professora de Língua Portuguesa do município de Caucaia, Adrianny Ricco Diniz.

Na prática os participantes realizaram a correção de textos, a produção de documentos oficiais, como ofícios de solicitação e participaram de dinâmicas de construção coletiva de textos. Além disso, eles utilizaram produtos tecnológicos de interação por meio de ferramentas teórico-referencial, que permitiram maior engajamento e entendimento da metodologia que garante a eficácia das ações comunicativas.

Ainda no encontro, houve o lançamento do Guia de Redação Oficial da Secretaria Municipal de Educação. O documento reúne as principais normas para a consolidação de determinados atos normativos, como ofícios, circulares e demais encaminhamentos oficiais.

Para a professora Adrianny “O momento propiciado pelo treinamento foi muito proveitoso, de grande valia por ter possibilitado uma enriquecedora troca de experiências entre os servidores da SME. Trouxe reflexão para as questões do dia a dia de trabalho, no trâmite de documentos. Os colegas terminam o treinamento com valiosas ferramentas para auxiliá-los em suas práticas de trabalho. Creio que saiamos todos com um olhar diferenciado, em verdade, com a reflexão de que, enquanto profissionais, precisamos evoluir quanto à diagramação e estilística dos textos oficiais.”

Cristina Vecchio destaca que “esse treinamento visa atualizar os modelos de comunicação corporativa escrita, que visa a efetividade e a celeridade dos processos cotidianos. Por um lado, modernizando e tornando efetiva a troca de informações, seguindo as mesmas recomendações que as empresas privadas vêm utilizando. Por outro, respeitando os atributos da redação oficial, formal e padronizada.”

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui