I Encontro Inclusivo reúne gestores, professores e funcionários para comemorar o Dia Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência.

0
715

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Núcleo de Educação Especial, reuniu nesta quinta-feira(22), gestores, professores e estudantes no I Encontro Inclusivo. O evento ocorreu no Grêmio Recreativo de Caucaia e teve como objetivo a comemoração do Dia Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência.

O evento faz parte da rede de inclusão estabelecida pelas políticas públicas do município de Caucaia. Na abertura, houve uma acolhida musical com o hino nacional interpretado em LIBRAS e a apresentação de capoeira dos alunos da Fundação Perpétua Magalhães (FUNPEM). Além disso, também houve o lançamento do livro do aluno da escola 7 de setembro, Rafael Sousa (autista), a palestra “Cuidando de quem cuida” da psicóloga Fabíola Ximenes, apresentação do coral dos surdos e a premiação do I Concurso de desenhos.

Ao todo, 54 escolas estiveram representadas pelos professores do Atendimento Educacional Especializado e 30 estudantes matriculados na Fundação Perpétua Magalhães, no Pequeno Cotolengo Dom Orione e na Educação Bilíngue de Surdos.

Nas escolas municipais, estão matriculados 2.090 educandos com deficiência, dos quais 1.396 são acompanhados pelo Atendimento Educacional Especializado.

Para fomentar as políticas de inclusão, o município instituiu a lei n° 2838 de 21 de setembro de 2017, que visa o estímulo ao respeito, à conscientização e ao respeito dos direitos da pessoa com deficiência. Assim, cada órgão e entidade deve promover por meios próprios essas finalidades.

A secretária executiva Débora Teixeira esteve no evento e destacou a importância da inclusão como meio de garantia do direito à educação de qualidade a todos os educandos. Desde a Educação Infantil, perpassando pelos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, as crianças e estudantes são atendidos considerando suas singularidades.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui