Parceria entre Universidade Federal do Ceará, Universidade Aberta do Brasil e Polo Imersão propõe projeto de Educação e Tecnologia.

0
3010

A Educação, como ciência e veículo de propagação dos conhecimentos entre as gerações, transforma a sociedade e se modifica também com a utilização das tecnologias digitais. Nesse sentido, diversos projetos têm sido desenvolvidos pelas universidades que visam aprimorar as práticas escolares.

Na manhã desta terça-feira (21), o professor Alex Sandro Coitinho, da Universidade Federal do Ceará apresentou ao Diretor do Núcleo de Ações Estratégicas, Rafael Brunno, aos Assessores Especiais da Secretaria de Educação, Antônio de França e Rita de Cássia Pereira e à Coordenadora do Polo da Universidade Aberta do Brasil o projeto “Tecnopolítica educativa: experimentação de novos modos de ensinar e aprender com as tecnologias digitais.”

O professor Alex explanou sobre os principais pontos do projeto, como o desenvolvimento de atividades envolvendo metodologias ativas, que possui abrangência regional, e visa contemplar os estudantes do Imersão Nota 10. O objetivo é o de colaborar com a construção e compartilhamento de experiências educativas, como mini curso virtual sobre conversão de TV Box em mini computadores, com Linux educativo.

As atividades fazem parte do currículo diferenciado oferecido aos estudantes, pois contemplam a inovação tecnológica como um dos eixos educativos. Assim, o projeto se propõe à inovação pedagógica na perspectiva do uso das tecnologias na educação, por meio da instalação de um sistema operacional Linux em aparelhos de baixo custo, especialmente TV Box apreendidos pela Receita Federal do Brasil e na utilização pelos estudantes desses aparelhos.

A Universidade Aberta do Brasil será parceira na doação de 20 monitores, teclados e mouses para serem instalados junto aos aparelhos que fazem parte do projeto de extensão da UFC. Com isso, estudantes da universidade, professores do Imersão Nota 10 e estudantes farão o compartilhamento das experiências em plataformas digitais educativas e promoverão conteúdos e aprendizagens significativas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui