Projeto Jovem Ouvidor é lançado pela Secretaria Municipal de Educação.

0
2095

A Secretaria Municipal de Educação compreende que o papel da ouvidoria é fundamental para que haja uma aproximação com a comunidade escolar. O município de Caucaia dispõe da Ouvidoria Geral, que em parceria com outros órgãos e secretarias implementa e acompanha, nestes espaços, a Ouvidoria Setorial.

Assim, a Ouvidoria Setorial da SME tem por base a premissa de fortalecer a democracia, por meio da participação ativa dos estudantes do município de Caucaia. Com isso, na manhã desta quinta-feira(23), foi lançado o Projeto Jovem Ouvidor, criado pelo referido setor. O projeto foi idealizado pela professora Márcia Helena Silva de Castro Emygdio, com a colaboração e apoio da Ouvidoria Geral do Município.

O direcionamento das ações prevê o exercício do protagonismo infanto juvenil e a garantia dos plenos direitos e deveres das crianças e adolescentes que estão nas escolas da rede pública municipal. Logo, a intenção do Jovem Ouvidor é de que haja uma melhoria efetiva nos ambientes escolares, a partir do registro dos elogios, das sugestões e críticas e da tomada de decisões.Com isso, viabiliza um canal de participação social que garante o acolhimento das demandas e o incentivo à participação social nas escolas.

Na abertura, a mesa de autoridades foi composta pela Ouvidora Geral do município de Caucaia, Séphora Barcelos, pelo Diretor da Ouvidoria, Daniel Firmino, pelo Secretário de Educação, Sergio Kobayashi, pela Secretaria Executiva Pedagógica, Maricélia Damasceno, pela Diretora de Núcleo dos Organismos Colegiados, Mônica Conde e a Diretora da Escola Nair Magalhães Guerra, Francisca Ione Martins. Na sequência, houve a apresentação dos estudantes da escola Nair Magalhães Guerra, conduzida pelo professor Daniel Sombra, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará- UECE.

Assim, foram apresentados os hinos nacional e de Caucaia, interpretados pela Orquestra Soure, sob a regência do Maestro Isaías Alexandre e com a voz do professor de música da Escola Nair Magalhães Guerra, Daniel Sombra. O evento contou também com presença de Rodrigo Castro, violonista concertista, que é professor do curso de Música da Universidade Estadual do Ceará – UECE. No encerramento do momento cultural, os estudantes da Escola Nair Magalhães Guerra que participam do projeto Cantiga do Grilo apresentaram a música “Pelo Saber”, de autoria do professor Daniel Sombra, com arranjo do Maestro Isaías Alexandre.

O Projeto Jovem Ouvidor empossou 14 estudantes do 6° ao 9° no total. As escolas Flávio Portela Marcílio, Maria Dolores Menezes de Almeida e Nair Magalhães Guerra representam a Região da Sede. Já as representantes da Praia, contempladas com esse piloto, serão Erbe Teixeira Firmeza e Pedro Laurino de Oliveira. Enquanto na Jurema, as unidades escolares são Affonso de Medeiros e Antônio Miranda de Melo. O mandato dos eleitos será de um ano, iniciando neste dia 23 de março de 2023, e a escolha foi feita por meio do grêmio estudantil, com um titular e um suplente por escola.

Para a Ouvidora Geral de Caucaia, Séphora Barcelos, essa iniciativa da Secretaria Municipal de Educação servirá de estímulo ao desenvolvimento de ações semelhantes nas demais secretarias e fortalecerá a condição do estudante vivenciar as práticas que acontecem no cotidiano da ouvidoria. Além disso, acrescenta Séphora Barcelos, “há uma política que se expande em direção ao pertencimento desses estudantes. Eles serão agentes de transformação social na atuação das atividades.” Ela afirma ainda que eles podem influenciar os outros jovens também para essa participação.
Márcia Helena, a idealizadora do projeto, destaca que haverá uma formação com os estudantes empossados para que eles compreendam como funciona a ouvidoria. “Hoje a presença dos estudantes representa a credibilidade da ferramenta. Não só para ouvir, mas para trazer resultados positivos para a gestão.”

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui