Reta final: Reunião com Diretores é realizada para definições do Dia D do SPAECE.

0
820

As avaliações externas ou sistêmicas são definidoras de direcionamentos para a elaboração e aprimoramento das políticas públicas educacionais. Mensurar a aprendizagem dos estudantes é um dos mecanismos que favorecem a reflexão sobre os dados de cada sistema, de cada município e de cada unidade escolar.

Assim, os exames em larga escala devem ser discutidos não somente no período de aplicação, mas durante todo o ano letivo e em todas as turmas, com todos os professores e com as famílias. Os dados do Censo Escolar devem estar sempre atualizados para que os exames ocorram de acordo com as informações fornecidas pelas unidades escolares.

Para isso, todos os gestores foram reunidos no Centro de Formação Terezinha Costa Lima, nesta quinta-feira (20), para que os protocolos de aplicação e a definição de todas as ações necessárias ao Sistema Permanente de Avaliação da Educação (SPAECE) fossem apresentados.

A reunião abordou os casos previstos para a aplicação, como o número de estudantes e horário das avaliações, bem como aqueles de excepcionalidade, ressaltando, por exemplo, a situação dos estudantes em privação de liberdade, em estado de gravidez, impedimento por motivo de doença, dentre outros.

Foi demonstrado ainda a importância da acolhida das turmas a serem avaliadas, o preparo dos materiais a serem utilizados e a sensibilização de toda a comunidade escolar. As turmas do 2°, 5° e 9° anos serão avaliadas, totalizando no município 12.915 estudantes que farão parte desse processo avaliativo.

Foi estipulado também que aconteça nas escolas um momento de preparação para o SPAECE. No próximo dia 26 de outubro, elas estarão envolvidas com o simulado do Dia D do SPAECE. Com o propósito de garantir a aprendizagem a todas as crianças e a elevação dos índices do município, a gestão demonstra seu compromisso educacional com educadores, famílias e comunidade em geral.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui