Serviço de Atendimento Multidisciplinar Educacional realiza campanha sobre a Lei do Feminicídio nas Escolas.

0
868

A violência contra a mulher não é uma temática tão atual quanto possa parecer. Porém, com o aumento nesses casos de abuso e de violência em que a vítima é do sexo feminino, no ano de 2015, a Lei nº 13.104/2015, conhecida como a Lei do Feminicídio entrou em vigor. A partir de então, diversos órgãos como Ministério Público brasileiro, delegacias de defesa da mulher e centrais de acolhimento das vítimas têm ampliado o debate para a sociedade dessa temática. Nesta terça-feira (29), a Escola Economista Rubens Vaz recebeu a equipe do Serviço de Atendimento Multidisciplinar Educacional para implementar ações voltadas à divulgação da referida lei.

Como ação integrante do plano de divulgação da Lei do Feminicídio nas escolas do município de Caucaia, o Serviço de Atendimento Multidisciplinar Educacional (SAME) tem proporcionado rodas de conversas, palestras e grupos focais com estudantes, professores, núcleo gestor e demais funcionários que abordam o combate e prevenção à violência contra a mulher, em especial no caso do Feminicídio, crime tipificado pelo Código Penal Brasileiro.

Essas ações visam erradicar a discriminação e a violência contra a mulher em todas as suas formas: psicológica, social e física. Assim, quanto mais a lei for discutida, mais se ampliam as políticas destinadas à erradicação das ações violentas contra pessoas do sexo feminino. No período da manhã, as palestras foram destinadas aos estudantes do Ensino Fundamental (6° ao 9° anos). A tarde, a equipe de professores, gestores e funcionários se reuniu para o esclarecimento de como podem ser acionados os órgãos de proteção à mulher vítima de violência.

Para o Psicólogo Pedro Alencar, psicólogo que faz parte da equipe do SAME, “está sendo bem acolhida pelos adolescentes essa temática, pois, a maioria deles já conhece ou já ouviu falar sobre feminicídio. Eles interagiram bem com a equipe,fazendo questionamentos e intervenções. Estamos muito felizes em poder ampliar esse ciclo de discussões que amparam as mulheres. “

Na próxima quinta-feira, a Escola Luzia Correia Sales receberá mais um momento como esse e na sexta-feira, a Secretaria de Educação realizará uma palestra em alusão ao tema, com a presença da senadora Augusta Brito, entre outras autoridades federais, estaduais e municipais. O evento ocorrerá no Centro de Formação Terezinha Costa Lima, a partir das 13h30.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui