Técnicos da secretaria municipal de educação se reúnem para discutir níveis de aprendizagem dos estudantes.

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Realizar estudos acerca do acesso, permanência e rendimento escolar dos estudantes é um dos fatores que contribuem para o sucesso de uma rede educacional. Assim, conhecer os pontos de acertos e os desafios ainda existentes nas escolas compõem uma atividade prioritária na agenda da Secretaria Municipal de Educação de Caucaia – SME.

Nesta segunda-feira (13), a SME, por meio da Secretaria Executiva Pedagógica, reuniu técnicos de diversos setores, como de Planejamento, de Tempo Integral, da Gestão Escolar, Educação Infantil e Superintendentes Escolares para a apresentação dos índices educacionais preliminares do município referentes ao Sistema de Avaliação Permanente do Estado do Ceará- SPAECE.

O SPAECE foi realizado no final do ano de 2022 e se caracteriza como uma avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. Logo, o foco desse momento foi estabelecer a consciência sobre em quais áreas a educação de Caucaia precisa atuar com prioridade.

Os números foram apresentados pelo professor e consultor educacional, Márcio Brito, com base também em outras edições das avaliações externas, realizadas entre 2018 e 2022. Especialmente, o momento destacou a importância de elaborar metas e estratégias a nível municipal e de cada unidade escolar para alcançar melhores resultados em 2023. O encontro salientou que cada segmento quer seja escola, gestores, professores ou secretaria de educação deve ser responsável no acompanhamento das métricas estipuladas.

O professor titular da Universidade Federal do Ceará, Wagner Andriola, que é Doutor em Filosofia e Ciências da Educação também se fez presente na ocasião. Maricélia Damasceno destacou que Caucaia tem excelentes profissionais e precisa unir forças para superar os desafios municipais. O secretário de educação, Sergio Kobayashi destaca que prevê a melhoria de resultados e que estratégias como essa são essenciais para reduzir as desigualdades educacionais no município.

Para Márcio Brito, o momento de análise sobre os resultados de aprendizagem tem como pressupostos o olhar prioritário para a equidade, observando as ações necessárias para a melhoria dos indicadores. Além disso, ele ressalta que o município deve ter um compromisso com a redução das desigualdades educacionais, elaborar estratégias para garantir a alfabetização na idade certa, realizar a correção da distorção idade série e desenvolver programas de qualificação para a superintendência escolar.

Ele destaca ainda que “esse momento faz parte de um processo macro de protagonismo da gestão municipal, na garantia da promoção de melhores condições pedagógicas com repercussão na aprendizagem de todos os alunos.”

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