Técnicos visitam escolas que integrarão rede de mediação de conflitos

0
28

Técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SME) estão visitando ao longo desta semana as oito escolas da rede municipal de ensino que passarão a integrar ainda este ano o projeto “Mediação de Conflitos: uma cultura de paz é assim que se faz”. Com isso, Caucaia terá de 18 unidades educacionais como parte da iniciativa, cujo objetivo é reduzir as manifestações de violência no ambiente escolar.

A ideia é adotar ações de promoção da paz através da prevenção, da mediação e da resolução alternativa dos conflitos, desenvolvendo sistematicamente a articulação entre escolas, SME e setores estratégicos da sociedade.

Passam a fazer parte do projeto as escolas Dalva Pontes, Plácido Monteiro, Luiza Correia, Raimundo Jerônimo, 7 de setembro, Sebastião Bezerra, Dona Lavinha e Francisca Alves do Amaral.

Além da SME, estão envolvidos no projeto: Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE, com o Núcleo de Mediação Comunitária), Conselho Tutelar, Guarda Municipal, Polícia Militar (através do Programa Educacional de Resistência às Drogas, o Proerd), Fatene, Secretaria Municipal de Saúde (com o Programa Saúde na Escola (PSE)), Ceará Pacífico, Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Instituto Terre des Hommes Lausanne no Brasil e Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

Para o diretor de Gestão Escolar da SME, José Gomes Veloso, “a educação tem o poder de transformar mentes e atitudes, de modificar o jeito de sentir e de avaliar o mundo e as pessoas, criando novas posturas diante dos conflitos vivenciados, pois defendemos que tanto a violência quanto a paz são fatos sociais e, portanto, podem ser ensinados e aprendidos.”

Ainda de acordo com Veloso, “é por acreditar na força transformadora das ações educativas que acreditamos nesse projeto, pois dividindo compromissos e responsabilidades construiremos uma sociedade mais justa através de uma educação de qualidade, sensível e criativa.”

Fonte: https://www.caucaia.ce.gov.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui