Caucaia, 30 de Julho de 2021

39 professoras que vão para maior centro de ensino da rede concluem capacitação

A Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com os institutos Myra Eliane e Sathya Sai de Educação do Brasil (Isseb), encerrou hoje (22) a capacitação das 39 professoras que atuarão Centro de Educação Infantil (CEI) Olga & Parsifal Barroso. A formação teve como base o projeto Valores Humanos, cujo foco é a promoção do amor, da paz, da fraternidade e da não violência.

A capacitação aconteceu ao longo de toda a semana, no Centro Municipal de Formação e Avaliação (Cemfa). O encerramento hoje contou com uma atividade externa, na praia da Tabuba, marcada por aulas de tai chi chuan e meditação.

Localizado no Parque Araturi, o CEI servirá como modelo do projeto valores humanos na Educação Infantil para as outras unidades da rede municipal de ensino de Caucaia. O espaço atenderá a 500 crianças em tempo integral com uma estrutura que inclui 26 salas de aula, teatro grego com capacidade para 180 pessoas, refeitório, quadra poliesportiva, vila, horta, pista de corrida, playground, campo de areia, areninha, área administrativa e banheiros.

Para Inez Cabral, diretora do Isseb, “essa semana de capacitação foi muito positiva”. “Estivemos com oito facilitadores especializados e pudemos trabalhar diferentes técnicas e estratégias que vão além dos conteúdos curriculares, fazendo com que a educação vá além da informação e envolva a formação de cidadãos, fazendo a diferença na família e na comunidade.”

Laurione Costa, professora da rede municipal de ensino de Caucaia há oito anos, destaca que “essa capacitação veio como um divisor de águas, uma mudança profissional e também de vida, com uma semana muito rica em conhecimento e integração.”

Sobre a proposta de educação para o novo CEI, a professora Emilia Alcântara Sampaio diz que está se redescobrindo na profissão. “Eu encontrei na Educação Infantil o que me realiza profissionalmente e a proposta de trabalhar com os valores humanos me encantou. Hoje eu vejo a educação de uma forma diferente e enxergo esse mesmo brilho nos olhos de cada uma das professoras que aqui estão.”

Fonte: https://www.caucaia.ce.gov.br