Atividades para desenvolver competências de Língua Portuguesa e Matemática são realizadas com os estudantes do Ensino Fundamental.

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Os estudantes dos anos iniciais Ensino Fundamental, da rede pública do município de Caucaia, estão participando, durante todo o mês de julho, de inúmeras experiências envolvendo a construção de competências relacionadas aos componentes curriculares de Língua (LP) Portuguesa, Matemática (MA) e Educação Física, oportunizadas pelos professores (P1, P2 e P3).


O projeto de abertura das escolas, no período de férias, oferece oportunidades de aprendizagens múltiplas e alimentação saudável às crianças e adolescentes e tem como objetivo melhorar o desempenho escolar, mapear as dificuldades de cada estudante, além de realizar intervenções necessárias à essa conquista individual e coletiva.


Conforme as orientações da Diretoria de Ensino Fundamental e a de Desenvolvimento Curricular, os professores realizam uma avaliação individual, a qual mostra, de forma efetiva, quais os pontos de aprimoramento em leitura, oralidade, escrita e relações matemáticas que cada estudante apresenta.


Após o diagnóstico, são realizadas as intervenções didáticas com jogos, desenhos, brincadeiras e elementos lúdicos, utilizados para superar essas dificuldades. Todas essas as atividades são direcionadas aos estudantes que precisam desenvolver mais habilidades leitoras podendo ser atendidos até 20 estudantes por turma. Diante desse contexto, o público da atividade complementar de férias são os estudantes não leitores, leitores de sílabas e de palavras.


Com essas ações, a Secretaria Municipal de Educação de Caucaia propõe alterações significativas nos processos de ensino e aprendizagem, considerando a singularidade de cada estudante e suas especificidades. Envolvendo, portanto, a ideia de que os aprendentes devem ser os protagonistas de sua evolução cognitiva, cultural e social.

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