O Núcleo de Educação Infantil Tia Lerleane, instituição localizada no bairro Parque Soledade, recebeu, no dia 01 de dezembro, do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) o Selo de Boas Práticas. A premiação é referente à adequação na área de preparo e armazenamento dos alimentos, indicando se o espaço é adequado e seguro para a realização do serviço. De iniciativa do CAE, o Selo de Boas Práticas tem por objetivo atestar que a cozinha da Unidade de Alimentação e Nutrição – UAN oferece condições estruturais e higiênico-sanitárias adequadas ao preparo e fornecimento da alimentação escolar. Além desse quesito, a certificação tem o intuito de valorizar o espaço e a dedicação da merendeira em prol da alimentação dos estudantes. Assim, a creche Tia Lerleane é a primeira unidade no município a ser certificada com o selo.
Uma cozinha bem estruturada, organizada e limpa é uma forma de demonstrar respeito aos estudantes e também uma maneira de educá-los. Bem adequadas e gerenciadas, esses espaços servem de referência de como um espaço organizado contribui para a satisfação das pessoas que são atendidas ali, especialmente os estudantes e também as pessoas que nele trabalham.
O certificado e o Selo de Boas Práticas foram entregues para a Diretora Kelly Ribeiro de Souza, que estava na companhia da Coordenadora Pedagógica Adnalyne da Silva Guimarães Teles e da Merendeira Maria Eloneide Vieira de Sousa. Elas receberam o Selo das mãos do Presidente do CAE, o conselheiro Leiveson Costa de Morais. Além delas, participaram da cerimônia a conselheira Claudiane Nojosa de Lima, a Assistente de Apoio do CAE, Normandia Maria Martins do Amaral, os nutricionistas e responsáveis técnicos da Secretaria Municipal de Educação, Alexandre Lopes e o Victor Hugo do Nascimento Barroso, além da Supervisora da Alimentação Escolar, Sabrina Gonzaga.
“O ambiente e as atitudes passam valores. Por isso, além da estrutura física, a postura das merendeiras e o cuidado com a limpeza e a manutenção devem fazer parte da proposta educativa da escola”, afirma Leiveson Costa de Morais, presidente do CAE.