Equipe da Busca Ativa Escolar realiza visitas às escolas que ofertam turmas da Educação de Jovens e Adultos.

0
1076

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade educacional que é ofertada a todos os estudantes que não tiveram acesso na idade certa. São turmas compostas por adolescentes e jovens, ofertadas no turno da noite, que possuem mais de 15 anos de idade e encontram-se na perspectiva de retomar os estudos e obter um diploma de Ensino Fundamental.

No município de Caucaia as turmas da EJA se dividem em quatro segmentos. O primeiro é referente aos ciclos de alfabetização em que os estudantes se matriculam no primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental. Na sequência, são correspondentes às turmas de quarto e quinto anos. O terceiro ciclo corresponde ao sexto e sétimos anos e, por último, o quarto ciclo apresenta o oitavo e nono anos.

Essa garantia aos direitos educacionais está prevista objetivando a erradicação do analfabetismo e a condução dos estudantes para o mundo do trabalho e desenvolvimento da sua cidadania plena. Em Caucaia, estão matriculados os estudantes dos ciclos I ao IV respectivamente: 394, 601,784 e 883, nas diversas unidades escolares.

Para que essa oferta seja de qualidade, a equipe da Secretaria Municipal de Educação monitora, acompanha e avalia constantemente as atividades, os meios e as condições das atividades voltadas para essa modalidade de ensino. Assim, realiza visitas constantes às escolas, colabora com ideias a serem implementadas e dialoga com estudantes, gestores e professores da EJA.

O município desenvolve ações do Programa Busca Ativa Escolar que viabilizam a redução das faltas constantes e do abandono escolar. São medidas de prevenção às defasagens educacionais e, ao mesmo tempo, colaboram com práticas que estimulem os estudantes a concluírem seus estudos com sucesso.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui