Gestores, técnicos e professores participam de Consulta Pública dos Parâmetros de Qualidade e Equidade da Educação Infantil.

0
963

As práticas pedagógicas, desenvolvidas nas instituições municipais que ofertam Educação Infantil em Caucaia, vislumbram o desenvolvimento multidimensional das crianças, compreendendo-as como sujeitos históricos de direitos, atores sociais e produtoras de cultura.

Assim, a Educação Infantil objetiva proporcionar às crianças experiências significativas, considerando cada criança como protagonista de seu processo de desenvolvimento integral. Para isso, essa etapa necessita ser avaliada, monitorada e acompanhada, implicando na observação dos espaços, das práticas pedagógicas, da oferta de materiais e mobiliários e das relações que estabelecem o vínculo entre família e instituição educacional.

Nesse sentido, a Coordenadoria da Educação Infantil (COEI), por intermédio do Núcleo do Currículo, está realizando hoje, dia 15 de setembro a Consulta Pública do documento intitulado Parâmetros de Qualidade e Equidade da Educação Infantil de Caucaia.

O momento reúne gestores e professores das regiões Sede, Praia, Garrote, BR 020, BR 222 e Jurema do município de Caucaia para colaborar na construção dos parâmetros. A equipe discute as especificidades da Educação Infantil, desde as concepções de crianças, culturas, brincares e aprendizagens. O momento é histórico, pois fortalece uma cultura de protagonismo infantil, a construção do respeito às diferenças e a ideia de participação de todos que trabalham nas instituições de Educação Infantil na promoção das aprendizagens e do desenvolvimento integral das crianças.

Os parâmetros abrangem 4 dimensões que avaliam a qualidade da Educação Infantil em Caucaia: Gestão Democrática, Formação; Recursos Humanos e Condições de Trabalho; Projeto Político-Pedagógico e Currículo; Espaços, materiais e organização dos ambientes. Elas devem ser lidas, discutidas e incorporadas por todos os profissionais que integram os espaços educativos, além da comunidade escolar e local.

A Coordenadora da Educação Infantil Elaine Rocha diz que “A COEI tem buscado trazer inovações no que há de melhor para fortalecer a Educação Infantil do nosso município, assegurando as práticas pedagógicas e buscando o diálogo com os diversos grupos para garantir vez e voz às nossas crianças.”

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui