Exposição comemorativa dos 100 anos de Antônio Bandeira é visitada pelos estudantes.

0
1029

A exposição de artes visuais intitulada Bandeira nas Escolas foi aberta ao público na manhã desta quarta-feira, dia 17 de agosto, na sede da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e segue aberta a todos os interessados até o dia 31 de agosto.

Sessenta estudantes da Escola Helena de Aguiar Dias visitaram a galeria e participaram de atividades interativas com as telas do artista Antônio Bandeira. A mostra visa ressaltar o trabalho desenvolvido pelo cearense Antônio Bandeira (1922 – 1967) e homenagear o centenário de nascimento do artista. Ele foi um dos incentivadores da participação de outros pintores, escultores e artesãos, expandindo assim, a compra e venda de peças artísticas do Ceará.

Antônio Bandeira foi fundador do Centro Cultural de Belas Artes e da Sociedade Cearense de Artes Plásticas e do Clube de Literatura e Arte. Retratando pessoas e paisagens nas suas obras, foi na cidade francesa de Paris que Bandeira se tornou conhecido internacionalmente por seus traços modernistas e abstracionistas.

A mostra é uma realização da Via de Comunicação, Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Caucaia. Conta com o patrocínio da EDP, da Sumitomo Chemical e da Durametal.

Francisco Bandeira é sobrinho do homenageado e curador da exposição. Maria Amélia Mamede, diretora da Via de Comunicação e Cultura, que promove o projeto Bandeira nas Escolas, salienta que “Nosso objetivo com o projeto é proporcionar o conhecimento sobre a vida e a obra deste artista cearense. Visamos também a difusão e fruição da arte brasileira, formação e sensibilização para a arte e a cultura de jovens e crianças que vivem em vulnerabilidade social”.

A oportunidade será ampliada a mais estudantes das escolas da rede pública do município e contribuirá para o desenvolvimento do senso ético, político e estético dos visitantes. Professores, gestores e estudantes terão a possibilidade de aprender mais sobre a vida e obra do artista plástico e compreender a importância das pinturas abstratas, das aquarelas e do mundo cultural e social de produção das artes visuais.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui